Saúde Mental

Distúrbios alimentares: O que faz uma pessoa comer compulsivamente?

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

comer compulsivamente

 

“Não se deve confundir a fome com a vontade de comer!” – Quantas vezes você já ouviu essa expressão?

Comer é mais do que uma atividade nutritiva; comer é um prazer! Afinal, quem não gosta daquela macarronada durante um almoço em família no domingo ou até mesmo um churrasco com os amigos? Certamente, as suas glândulas salivares já entraram em ação só pelo fato de você ter lido as primeiras linhas deste artigo.

Mas, o que fazer quando este prazer vira uma compulsão?

 

O que faz uma pessoa comer compulsivamente?

 

De fato, não há nada de errado em gostar de comer, o problema é quando o consumo dos alimentos passa a ser exagerado e quando você e as pessoas ao seu redor começam a perceber que a quantidade de comida ingerida vem de uma vontade incontrolável de comer sem parar.

Como você já deve saber, a vontade de comer nem sempre está relacionada à fome e muitas pessoas podem comer compulsivamente por diversos fatores psicológicos como estresse, ansiedade, depressão, etc.

É preciso ter muito cuidado e procurar ajuda médica se você começar a comer compulsivamente, pois, este comportamento pode gerar outros distúrbios alimentares como a bulimia e a anorexia.

 

 

 

comer compulsivamente

 

Tratamento para a compulsão alimentar

 

Comer compulsivamente pode trazer uma série de problemas para a pessoa que sofre com esse tipo distúrbio, entre eles, sentimentos de vergonha e culpa pelos excessos. Além disso, a pessoa pode criar uma tendência ao isolamento para evitar repressões por parte da família e dos amigos.

Por se tratar de um problema de ordem psicológica, o tratamento para compulsão alimentar deve ser acompanhado por médicos especialistas como psicólogos e nutricionistas que vão orientar a pessoa a seguir uma espécie de reeducação alimentar.  Existem algumas técnicas que também podem te ajudar a diminuir a vontade de comer compulsivamente. Saiba mais sobre elas:

Exercícios físicos – É  comprovado cientificamente que atividade física pode ajudar a diminuir a vontade de comer, isso acontece porque quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina (substância responsável pela sensação de bem-estar, qua ajuda a diminuir a vontade de comer carboidratos.

 

Outras atividades – Além dos exercícios físicos, muitos especialistas recomendam que a pessoa desvie a atenção dela para outras atividades prazerosas para esquecer a vontade de comer compulsivamente. Para isso, ela pode desenhar, escrever, tomar uma banho frio, ou fazer qualquer outra atividade que a distraia.

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) – A compulsão alimentar também pode ser tratada através da TCC. Este tipo de terapia tem por objetivo descobrir a origem do problema para ajudar a pessoa a adotar técnicas cognitivas e comportamentais de autocontrole para lidar com as crises. Durante o período da terapia, o psicólogo  acompanha o paciente, monitorando seus pensamentos e  ajudando-o a melhorar a sua autoestima.

 

Para saber mais sobre como tratar distúrbios alimentares, assista ao vídeo abaixo:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saiba mais sobre a anorexia: uma patologia da modernidade

Anorexia também é um problema entre os homens

Entenda as raízes dos transtornos alimentares

Bulimia é um dos transtornos alimentares mais comuns

Insatisfação com o corpo pode causar distúrbios alimentares

Ortorexia: quando comer saudável se torna um problema

Um em cada dez adolescentes tem distúrbios alimentares