Primeiros Socorros

Saiba o que fazer: aprenda como agir diante de uma fratura exposta antes do socorro chegar

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

Uma fratura exposta ocorre quando um osso se rompe e atravessa a pele, seguida de hemorragia externa, além do risco de infecção. Esse tipo de fraturas requerem cuidados especiais por profissionais da saúde.

fratura exposta

 

Quando nos deparamos com uma situação onde alguém sofre uma fratura exposta, as dúvidas de como agir para auxiliar a pessoa de maneira correta é inevitável. Uma pessoa leiga deve ter um cuidado ainda maior ao lidar com fraturas para não acabar agravando a situação ao tentar ajudar. A principal atitude que deve ser tomada nesse momento é buscar auxílio médico e tentar identificar alguns sinais importantes que podem salvar a vida da pessoa acidentada no período de espera pelo socorro.

Muitas vezes, em casos de fratura exposta, nos preocupamos muito com o local atingido e esquecemos de checar outras questões, como se a pessoa e está consciente e como está sua pulsação. Muita gente também comete o erro de tentar aliviar a dor do acidentado oferecendo medicamentos e pior ainda, muitos tentam colocar o osso no lugar. Tudo isso deve ser evitado. Abaixo explicaremos um passo a passo simples para conseguir socorrer de maneira correta uma vítima de fratura exposta.

 

Como agir em caso de fratura exposta

 

fratura exposta1. Certifique-se de que a pessoa está consciente e respirando. Faça perguntas para ver se ela responde corretamente. Se ela não responder, tente verificar a pulsação colocando dois dedos no pescoço ou pelo pulso do acidentado. Aproxime-se de sua boca para tentar sentir a respiração ou a movimentação torácica. Chame uma ambulância.

2. Observe onde há ferimentos e fratura exposta. Com a vítima consciente, pergunte se ela sente dores também no pescoço, na coluna, se sente os braços e as pernas. Quando houver suspeita de ferimentos na cabeça ou na coluna, evite movimentar a vítima e ela deve ser enviada ao hospital apenas com o auxílio de uma ambulância.

3. Se ela tiver sangramentos abundantes sobre o ferimento, aplique panos limpos sobre ele sem amarrar ou apertar. Quando o pano já estiver totalmente ensanguentado, não o retire. Aplique outro pano sobre ele.

4. Caso seja você que irá transportar a vítima até o hospital, tente imobilizar a área fraturada da melhor maneira possível. Use madeira, jornal enrolado, travesseiros para fazer um apoio para o membro ferido.

5. Nunca alimente, dê água nem medicamentos para a vítima após um ferimento exposto. Tampouco tente ajudá-la a colocar o osso no lugar. O ferimento deve ser manipulado apenas pelos médicos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como lidar com fraturas, entorses e luxações

Fratura de clavícula: Saiba como lidar com uma fratura de clavícula e acelere ainda mais a sua recuperação

Tratamento com fisioterapia: saiba como se recuperar mais rápido de uma fratura de clavícula

Saiba como tratar uma fratura na coluna causada pela osteoporose

Primeiros socorros: aprenda como fazer respiração boca a boca de maneira correta

Kit de primeiros socorros para casa e viagens: o que ter no seu kit de primeiros socorros

Saiba mais sobre a cifoplastia: indicada para fraturas da osteoporose