Clínica Geral

­ Alergia nervosa na pele: aprenda as causas, diagnóstico e tratamento desse tipo de alergia

Por Redação Doutíssima 08/04/2014

A pele é um dos órgãos mais vulneráveis às emoções e sinaliza através do que chamamos de “alergia nervosa” quando o nosso estado emocional foge do controle.

alergia nervosa

Alergia nervosa: o que é?

De modo geral, as alergias são causadas por uma resposta exagerada do organismo contra agentes externos, que normalmente tem a ver com o sistema imunológico, mas muitas vezes há fatores tais como emoções que influenciam o aparecimento da doença. É o que acontece no caso da alergia nervosa.

Para evitar a alergia nervosa, a primeira coisa a fazer é pensar sobre o que pode ser responsável por deixar você nesse estado. Provavelmente não se trate de um único gatilho, mas um conjunto de coisas que incomodam em você e acabam modificando a sua saúde física e mental. Por isso, pessoas que sofrem de alergia nervosa devem aprender a controlar o estresse para viver uma vida saudável.

As alergias do sistema nervoso podem causar transtornos, como dores de cabeça, convulsões, dificuldades de aprendizagem, esquizofrenia e depressão. Alguns dos mecanismos biológicos foram estabelecidos por pesquisa, enquanto outros ainda não foram explorados. O diagnóstico precoce e o tratamento eficaz incluem a dieta de eliminação, seguido pela dieta de rotação e evitar substâncias nocivas.

 

alergia nervosaSintomas

Os sintomas da alergia nervosa aparecem quando o indivíduo enfrenta situações de estresse, ansiedade ou irritabilidade. Entre eles, estão:

  • Coceira intensa em todo o corpo;
  • Irritação na pele;
  • Inchaço da epiderme;
  • Aspecto de vermelhidão;
  • Ardência na pele.
  • Estes sintomas costumam aparecer quando o indivíduo fica nervoso e desaparecem assim que o mesmo recupera o controle emocional.

 

 

O que fazer em caso de alergia nervosa?

Antes de tudo, verifique se a alergia foi realmente de fundo emocional ou desencadeou após o consumo de algum alérgeno. Os alimentos mais comuns que causam uma reação alérgica na maioria das pessoas são o trigo, leite, ovos, peixe, soja, amendoim e castanhas, outros alimentos, menos comuns, que podem desencadear uma alergia são tomates, morangos, abacaxi, melão e aditivos alimentares.

Se você excluiu todos os fatores alérgenos externos possíveis e ficou comprovado que a alergia é de fundo emocional, o uso de cremes ou pomadas à base de cor ticoides pode resolver, combinados com o consumo de um anti-histamínico oral contra coceira. Se houver infecção, o médico receitará antibióticos orais ou exposição à luz ultravioleta combinada com doses orais de psoraleno para casos mais extremos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Fique alerta aos sinais de alergia

Consideradas um mal do século, as alergias estão classificadas pela OMS como 4ª doença crônica mundial

Alergia à esmalte: entenda porque acontece

Alergia nas mãos: entenda porque acontece

Especialista destaca os principais tipos de alergia e recomenda cuidados

Alergia em crianças: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor do seu filho em caso de alergia

Alergia ao calor: entenda porque acontece