Sem categoria

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

Por Dra. Silvana Macedo 08/04/2014

Muita gente coloca na cabeça o objetivo de perder peso, mas não compreende nem mesmo a sua composição corporal, o que pode ser perigoso para a saúde. 

composição corporal

Muito se fala em perder peso quando de fato queremos perder gordura corporal. O peso do corpo não é só de gordura. Também temos água, minerais, ossos e músculos. Conhecer isso, que chamamos de composição corporal, é de suma importância quando se quer entrar em forma com saúde.

O conceito de obesidade é quando a massa de gordura corporal está acima do normal. A gordura pode ser difusa ou localizada no tronco (a famosa gordura central), diretamente associada às doenças cardiovasculares e cerebrais). A obesidade difusa está mais relacionada às alterações hormonais, e pelo peso excessivo, podendo provocar danos articulares, além do aumento dos níveis de pressão arterial e da glicose no sangue. Nos casos em que há uma combinação dos dois tipos de obesidade a evolução é mais desfavorável.

Para diagnóstico de obesidade se faz necessário o exame de composição corporal, idealmente por bioimpedância ou análise intersticial. O índice de massa corporal (IMC) isolado não dá diagnóstico preciso de obesidade.

Uma vez diagnosticada, classifica-se o grau de obesidade (sobrepeso, obesidade leve, obesidade moderada, obesidade grave e obesidade mórbida). Em qualquer um dos casos há que se controlar a endocrinologia da obesidade, pois uma vez iniciado o processo de engordar o próprio tecido gorduroso se transforma em glândula, produzindo seus próprios hormônios.

Conhecer a minha composição corporal ajuda a perder peso? 

composição corporalAtualmente existem diversos tipos de dieta. O problema é que algumas delas catabolizam o músculo e não a gordura e o resultado não é bom, mesmo que se perca peso. Se não houver um equilíbrio de nutrientes ocorrerá baixa na imunidade e no nível de energia. É nisso que o conhecimento de sua composição crporal pode ajudar no controle ou perda de peso.

Quando a dieta já está baseada no perfil genético mapeado pelo exame de DNA, tudo fica bem mais fácil. Nos casos em que não foi realizado esse exame, temos que avaliar alguns distúrbios no metabolismo das gorduras e dos carboidratos através dos exames de sangue.

O exame de composição corporal dirá se existe gordura em excesso e musculatura deficiente, assim como retenção de água. (inchaço). A partir daí temos uma estimativa de quanto devemos perder de gordura e quanto devemos ganhar de musculo, se for necessário.

As principais medidas para perder gordura são: 

1- Adequar o balanço energético – calorias ingeridas X calorias gastas, com dieta individualizada e atividade física, quando possível. Há caos em que o obeso não consegue fazer atividade física ou pela falta de energia ou por danos em ossos e articulações;

2- Controle do desequilíbrio hormonal;

3- Controle do estresse e da ansiedade;

4- Controle no metabolismo de gorduras e carboidratos;

5- Adicionar alimentos que suprimem o apetite exagerado, sem que seja necessário remédio;

6- Desintoxicar;

7- Combinar alimentos para reduzir desequilíbrio hormonal.

Com relação ao tipo de dieta, existem as proteicas e as energéticas. Elas devem ser individualizadas, por se tratar sempre de uma composição corporal diferente para cada pessoa. Não precisam ser restritivas e devem conter alimentos naturais. A meta de perda de peso deve ser cumprida a médio e longo prazos, nunca a curto prazo, para que o organismo tenha tempo de se adaptar.

Qualquer que seja o seu caso não procure fazer isso sozinho. Procure um profissional habilitado.

Saiba mais:

Conheça os efeitos do iogurte no seu ph corporal

Como melhor e exercite-se mais! Aprenda a reduzir gordura corporal

Como homens e mulheres utilizam a linguagem corporal na hora da paquera

5 exercícios para corrigir a postura corporal

Como reduzir a gordura abdominal e celulite

5 erros que atrapalham o aumento de massa muscular

6 exercícios infalíveis para queimar gordura