Clínica Geral

Entenda quais são as causas da infecção urinária, seus sintomas e os principais tratamentos

Por Redação Doutíssima 08/04/2014

O trato urinário é o sistema que produz urina e que transporta-a para fora do seu corpo. Ele inclui a bexiga, os rins e o tubo que os conectam. Quando germes entram neste sistema, é provocada a infecção urinária.

A maioria das infecções do trato urinário são infecções da bexiga. A infecção da bexiga geralmente não é grave se for tratada de imediato. Se você não cuidar de uma infecção da bexiga, ela pode rapidamente se espalhar para os rins. Uma infecção renal é grave e pode causar danos permanentes.

 

infecção urinária

 

Causas da infecção urinária

 

Normalmente, os germes entram em seu sistema através de sua uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga para o exterior do seu corpo. Os germes que causam estas infecções, geralmente, vivem em seu intestino grosso e são encontrados nas fezes. Quando estes germes entram na sua uretra, podem viajar até a sua bexiga e os rins se tornando uma das causas da infecção urinária.

As mulheres tendem a ter mais infecções urinárias que os homens. Isto acontece, provavelmente porque as mulheres possuem a uretra mais curta, o que torna o caminho de deslocação dos germes mais fácil. Ter relações sexuais pode tornar mais fácil a entrada de germes na uretra feminina.

Se você estiver grávida ou sofrer de diabetes, estará mais propensa à contrair a infecção urinária. Os riscos aumentam se você tiver qualquer problema que bloqueia o fluxo de urina na bexiga. Exemplos incluem pedras no rins ou alargamento da próstata.

Por razões que ainda não bem compreendidas, algumas mulheres possuem infecções urinárias repetidas vezes.

Sintomas de infecção urinária

Fique atento se você apresentar alguns destes sintomas:

  • Dor ou ardor ao urinar
  • Vontade de urinar muitas vezes, mas não sai muita urina quando você faz.
  • Dor no baixo ventre
  • Urina turva, com coloração rosa ou vermelho
  • Urina com mau cheiro
  • Dor na lateral do corpo embaixo das costelas. Lugar onde ficam os rins.
  • Febre e calafrios
  • Náuseas e vômitos

 

infecção urinária

Chame o seu médico imediatamente se você suspeita de uma infecção e se você:

  • Apresentar febre, náuseas e vômitos e dores embaixo das costelas.
  • Tiver diabetes, problemas renais ou um sistema imunológico fraco
  • Maior de 65 anos de idade.
  • Estiver grávida

 

Para o diagnóstico, o seu médico irá pedir uma amostra de sua urina. Ela é testada para verificar se há presença dos germes que causam as infecções urinárias.

Tratamento de infecção urinária

Os antibióticos prescritos pelo seu médico geralmente vão curar a infecção urinária. Mas você pode ajudar a cura bebendo muita água e outros líquidos e urinar muitas vezes, esvaziando sua bexiga cada vez.

Se o seu médico prescrever antibióticos, tome as pílulas exatamente como ele disser, não interrompa o tratamento pelo fato de estar-se sentindo melhor. Você precisa terminar de tomar todos para garantir que você não fique doente de novo.

Para prevenir a infecção urinária, você pode tentar esvaziar sua bexiga sempre que possível quando for urinar e se você for uma mulher sexualmente ativa, criar o hábito de urinar sempre após relações sexuais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Problemas para fazer xixi? Aprenda a evitar a infecção urinária e tenha uma vida mais tranquila

Para quê serve o exame de urina?

O que a urina pode dizer sobre a sua saúde

Obesidade na mulher causa problemas na bexiga e leva à incontinência urinária

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Como prevenir a infecção vaginal