Dica do Nutricionista

Exercício físico e queima de gordura: qual vale mais, o tempo ou a intensidade do exercício?

Por Renata Rodrigues de Oliveira 08/04/2014

Para quem ainda não decidiu em qual dos dois vai se apoiar, o mesmo se procura mais informações sobre as diferenças, entenda de uma vez por todas quel é a melhor para a queima de gordura.

queima de gordura

É fato: queimam-se mais calorias de gorduras totais com exercícios de maior intensidade. Mas, para quem está começando, nem sempre é possível sair correndo 10 km por aí, não é verdade? Então, vamos discutir outras alternativas que irão lhe ajudar a perder gordura da forma mais eficaz possível.

A queima de gordura:

Se a pessoa tiver dificuldade de treinar com alta intensidade em um período de tempo menor, uma alternativa é prolongar a duração – o tempo de atividade. Pode-se queimar a mesma quantidade de gordura com exercício de intensidade menor, contanto que você o estenda por mais tempo. Vamos ao exemplo da esteira: ou você dá o máximo de si em 30 minutos, ou pega mais leve e prolonga até completar uma hora.

Outra outra  opção relacionada com duração é a frequência – praticar exercício mais vezes por semana para obter maior gasto calórico. Pode-se acrescentar qualquer tipo de atividade, como spinning, dança, luta, etc, para poder variar e queimar algumas calorias a mais.

A intensidade do treinamento de força refere-se ao peso que se levanta. Para que os músculos respondam – isto é, fiquem mais fortes e desenvolvidos – têm de ser desafiados a lidar com pesos mais pesados. Isso significa exigir-lhes continuamente mais do que costumam trabalhar, aumentando progressivamente o peso em cada sessão de exercício. Então, se você é daquelas pessoas que faz a sua sessão de musculação sempre com os mesmos pesos, seu resultado pode ficar comprometido. Sair do treino “de pernas e braços bambos” é a melhor forma de avaliar se você está fazendo tudo certo, portanto preguiça é uma palavra que não pode existir!

Quanto mais se desenvolvem os músculos, mais eficiente se torna o organismo na queima de gordura, porque eles são o tecido metabolicamente mais ativo do corpo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Quer eliminar gordurinhas? Conheça a quitosana, a pílula que absorve gordura e promete emagrecimento rápido

Queima de gordura : Dica infalível para potencializar a queima de gordura durante os exercícios físicos

A voz do povo … Desvende o mito sobre o tempo de exercício e a queima de gordura

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Não erre mais! Entenda como funciona o metabolismo e a queima de gordura

Coma melhor e exercite-se mais! Aprenda como reduzir a gordura corporal

Quem são os vilões da alimentação: carboidratos, proteínas ou gorduras?