Clínica Geral

Hipernatremia: entenda como a não ingestão da quantidade certa de água pode prejudicar o seu corpo

Por Redação Doutíssima 08/04/2014

hipernatremia

Pessoas idosas e recém-nascidos, que não têm sede ou que têm acesso limitado à água, são particularmente afetadas por esta doença rara, a hipernatremia. Prevenir, bebendo água, é essencial, pois a assistência médica pode ser complicada.

Os idosos, que perdem regularmente a sensação de sede ao longo dos anos, muitas vezes, não bebem água suficientemente, o que pode ser muito perigoso para a saúde. Eles podem desenvolver a hipernatremia. Em outras palavras, eles podem ter muito sódio no sangue. O teor normal de sódio no sangue situa-se entre 135 e 145 milequivalentes por litro (MEq/L). Acima de 145, a pessoa é considerada hipernatrêmica. As consequências são graves: a doença pode levar à morte. De acordo com alguns estudos, a hipernatremia aguda, maior do que 160 MEq/L é fatal em 60% dos casos.

Os idosos não são os únicos que podem ter esta doença. A hipernatremia também é comum em recém-nascidos. Até 1,9% dos recém-nascidos desenvolvem a doença, frequentemente em casos de dificuldade de amamentação. Para o resto da população, este desequilíbrio é pouco frequente: no momento da admissão hospitalar, a hipernatremia está presente em 0,2 – 0,5% dos pacientes.

 

Não apenas a sede

 

A sede, bem como a capacidade dos rins de filtrar o sangue, em princípio, protegem as pessoas contra a hipernatremia. A doença não pode se desenvolver se a pessoa tem acesso à água. Se os recém-nascidos, os idosos, e também alguns pacientes psiquiátricos são particularmente vulneráveis​​, isso acontece muitas vezes porque eles são incapazes de satisfazer a sua própria sede. Nos idosos, além da diminuição da sensação de sede, há vários mecanismos simultâneos, incluindo acesso limitado à água (dificuldades motoras, demência, etc.) diminuição da concentração urinária e a falta de vigilância, que são susceptíveis de aumentar os riscos da doença.

Outros fatores relacionados à falta de água no corpo humano podem causar a hipernatremia. Idade avançada, alguma cirurgia, febre, deficiência, diabetes mellitus ou sepse, insuficiência renal, também têm sido considerados como causadores da doença. Pacientes internados que dependem totalmente da ajuda externa para o abastecimento de água também estão em risco. Queimaduras, problemas digestivos ou renais também podem ser responsáveis ​​por uma perda de água. Estas perdas podem ser importantes em caso de queimaduras extensas ou diarreia extrema – até vinte litros por dia – em algumas formas de diabetes. É apenas quando estas perdas não são suficientemente compensadas que elas levam a hipernatremia.

 

Um tratamento arriscado

 

hipernatremia

O principal sintoma desta desta doença é a sede (exceto nos idosos e recém-nascidos) e a fraqueza muscular. Agitação, dor de cabeça, desorientação, alterações da consciência e convulsões também são propensos a indicar uma hipernatremia. Uma vez confirmado o diagnóstico, o médico deve explorar as possíveis causas da perda de água e hidratar o paciente.

O tratamento varia de acordo com o grau da hipernatremia e a compensação necessária do déficit em água é feito em função da perda de peso. Se o peso anterior não é conhecido, algumas fórmulas permitem estimar o déficit. Mas eles são imprecisas, elas partem do princípio que o volume de água corporal é em média de 60% em homens e 50% mulheres. A correção dos níveis de sódio deve ser reavaliada regularmente, pelo menos a cada três horas. Em geral, ela deve ser lenta, especialmente se o distúrbio é crônico. Recomenda-se a não ser superior a 10 Meq por dia , ou 0,5 Meq/L por hora . A correção muito rápida leva o risco de um edema cerebral ou convulsões.  As sequelas neurológicas podem ser irreversíveis.

 

A importância da prevenção da hipernatremia

 

A hipernatremia, apesar de relativamente pouco frequente, não menos importante, inclui riscos fatais, enquanto que a assistência médica é complicada. Portanto, todos os esforços devem ser direcionados para a prevenção. A família deve prestar especial atenção aos idosos e pessoas com deficiência para garantir o seu acesso fácil à água durante todo o dia. É importante dar água regularmente para os mais idosos, mesmo na ausência de sede, especialmente nos dias muito quentes. A prescrição de qualquer medicação que possa afetar o balanço hídrico do paciente requer um acompanhamento atento. Diuréticos, por exemplo, podem ser interrompidos durante o verão.

 

No vídeo abaixo você pode ver a importância da ingestão de água.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Mito ou realidade? Beber muita água faz bem para a pele? 

Cuidados que os idosos devem tomar com os remédios

7 alimentos que não podem faltar na dieta dos idosos

Palavras cruzadas: Ótimo estímulo para cérebro idoso

Top 5 questões e respostas sobre o recém-nascido

Dicas fundamentais para o banho do recém-nascido

Como agir em caso de ingestão abusiva de medicamentos