Medicamentos

O barato que sai caro: medicamentos ilegais vendidos na internet podem levar a problemas mais sérios de saúde

Por Redação Doutíssima 08/04/2014

 

Com a famedicamentos ilegaiscilidade e praticidade do acesso à internet o número de pessoas que compram medicamentos pela internet tem aumentado cada vez mais. O problema é que muitos não sabem que esse tipo de comércio oferece muitos riscos. Riscos estes que podem afetar não só o bolso do consumidor, mas também a sua saúde. Remédios vendidos em sites de compras ilegais que não fornecem seus endereços físicos são falsificados em 50% das vezes, informação fornecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). De acordo com a mesma entidade, mais de 60% dos países no mundo não possuem legislação a respeito do funcionamento de farmácias online, o que acaba gerando muitos problemas.

Dentro desses países, podemos encontrar a França. Em julho de 2012, a Federação Profissional dos Fabricantes de Medicamentos francesa chamou a atenção da população sobre o problema dos medicamentos ilegais vendidos online. Ainda uma outra averiguação feita em 2011 pela organização americana Associação Nacional dos Conselhos de Farmácia mostrou que 96% das farmácias online não são legais. O dado confirma os resultados obtidos em 2008 pela Aliança Europeia para o Acesso a Medicamentos Seguros, que verificou que 95,6% das lojas de medicamentos na web ​​estavam trabalhando ilegalmente.

No Brasil, o ministério da saúde encomendou o levantamento Fiscalização digital: ameaças à saúde coletiva na internet que serviu para verificar o trabalho de empresas que vendem online medicamentos como esteroides, inibidores de apetite e anabolizantes. O resultado é claro: estas empresas enganam os consumidores vendendo medicamentos ilegais dizendo que estas drogas têm registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

medicamentos ilegais

A Anvisa afirma que a venda de medicamentos pela internet no Brasil está regulamentada desde 2009. Então os sites que vendem estes remédios devem pertencer a farmácias licenciadas e autorizadas por órgãos de vigilância sanitária competentes. Além destas regras, estes sites só podem usar o domínio .com.br e são obrigados a informar a razão social, o nome fantasia e endereço completo da unidade responsável pela liberação dos remédios.

 

Riscos à saúde ao comprar medicamentos ilegais

 

Ao comprar medicamentos pela internet você corre o risco de receber produtos falsificados, adulterados, com concentração incorreta, contaminados ou até mesmo não receber nenhum produto. Medicamentos ilegais colocam em risco a sua saúde e trazem graves consequências, associados a outros remédios eles podem provocar perigosas reações.

O medicamento pode não ter a substância ativa que ele deveria ter, o que em algumas situações é extremamente grave, por exemplo no caso de infecções ou doenças oncológicas. Tomar um remédio que não tem eficácia coloca os pacientes em alto perigo.

 

No vídeo abaixo você pode ver como identificar se um remédio é falsificado.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como agir em caso de ingestão abusiva de medicamentos

Quais medicamentos devemos ter em casa

10 dicas essenciais para comprar roupas e sapatos pela internet

Saiba mais sobre os remédios para dormir

Conheça o viagra feminino

Conheça os principais tipos de medicamento

Aprenda a fazer um remédio caseiro para azia