Dieta

Você já ouviu falar de colesterol VLDL? Saiba o que é e qual sua função para o organismo

Por Redação Doutíssima 08/04/2014

O VLDL é um dos três tipos mais conhecidos de colesterol. VLDL significa lipoproteína de densidade muito baixa. Além do VLDL, os outros dois tipos são LDL (lipoproteína de baixa densidade) e HDL (lipoproteína de alta densidade).

 colesterol VLDL

Função do colesterol VLDL

 

O colesterol VLDL é produzido pelo organismo no fígado, e tem como função o transporte de triglicerídeos através da corrente sanguínea, sendo estes então armazenado nas células e utilizados para fornecer energia ao corpo. Este tipo de colesterol (o VLDL, assim como o LDL) é considerado um colesterol ruim, porque, se seus níveis estão elevados no corpo, eles provocam um acúmulo de gordura nas artérias e a formação placas de aterosclerose – o que é extremamente perigoso à saúde, pois isto aumenta as chances de ocorrência de doenças cardíacas ou metabólicas.

Porém, se o corpo apresentar baixos níveis de colesterol VLDL, ele é inofensivo à saúde. Isto significa que o organismo apresenta baixas taxas de triglicerídeos e gorduras.

 

Valores de referência do colesterol VLDL

 

Os valores de referência do colesterol VLDL são:

Baixo: abaixo de 30 mg/dl
Ideal: até 30 mg/dl
Alto: acima de 40 mg/dl

É extremamente importante realizar exames de sangue regularmente para detectar os níveis de triglicéridos e colesterol VLDL no organismo, especialmente em pessoas que sofrem de doenças cardiovasculares.

 

Por que é importante calcular o VLDL?

 

colesterol VLDLO colesterol VLDL trabalha em conjunto com o HDL, o LDL e várias outras enzimas, como a apolipoproteína C-II, a apolipoproteína E e a lipase de lipoproteína. Estas enzimas são capazes de reduzir a carga de triglicerídeos de uma molécula de VLDL e transformá-la em LDL, que é o mecanismo de transporte de gorduras do fígado para o resto do corpo. Se o corpo possui altos níveis de LDL, significa que ele corpo está acumulando mais gordura. O HDL, por sua vez, é o mecanismo que direciona a gordura para o fígado. A gordura será então excretada do corpo pela bile, através do intestino. Se isto ocorrer normalmente, é porque o corpo possui a saudável capacidade de se livrar do excesso de gordura. O HDL é chamado de colesterol “bom” e o LDL de colesterol “mau” ou “ruim”. Porém, na maioria dos casos, as consequências associadas aos valores de VLDL são ignoradas. Entretanto, níveis elevados de VLDL não são inofensivos ao organismo, pois os três tipos de colesterol podem estar alertando problemas cardiovasculares. Isto vai depender dos níveis de cada colesterol, assim como da proporção de cada tipo no sangue.

 

Como diminuir o colesterol VLDL

 

Para diminuir os níveis de colesterol VLDL é preciso manter uma alimentação saudável e pobre em gorduras, praticar exercícios físicos com frequência, evitar bebidas alcoólicas e tabaco.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Siga o cardápio de 7 dias de baixo colesterol: fique em forma comendo corretamente

Pode comer à vontade! Entenda o que mudou na opinião dos profissionais sobre ovo e colesterol

Cientistas sugerem comer morangos contra o colesterol

Farinha de maracujá: conheça este alimento que controla o colesterol e diabetes

Dieta para colesterol: aprenda o que comer

Colesterol HDL e LDL: entenda a diferença

Afinal o que é colesterol?