Sem categoria

Cada coisa no tempo certo: aprenda passo a passo como conciliar o treino com a vida agitada

Por Redação Doutíssima 09/04/2014

Conciliar o treino, família, amigos e trabalho não é fácil. Nosso ritmo de vida é cada vez mais agitado, o que acaba fazendo com que deixemos coisas importantes de lado, como a prática de atividades físicas regularmente. A vida que levamos muitas vezes tem a aparência de uma verdadeira pista de obstáculos e isso afeta nosso bem-estar por acabar nos estressando. A solução? Dedique pelo menos 30 minutos diários para a prática de um exercício físico.

conciliar o treino

É comprovado que a atividade física regular:

– Fornece energia;

– Areja o corpo e a mente;

– Contribui para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

 

Conciliar o treino com as nossas vidas agitadas exige uma grande organização. A primeira regra é a de determinar as nossas prioridades para que nenhum compromisso acabe atrapalhando outro. A segunda regra é colocar em prática as nossas resoluções!

 

Algumas dicas para conciliar o treino com a correria do dia a dia

 

– Divida os horários do seu dia em fatias de atividades produtivas e atividades não produtivas – é importante que você saiba quais momentos realmente são produtivos e quais momentos não são produtivos na sua rotina, assim você poderá reciclar as suas atividades, selecionando e eliminando aquilo que faz você perder tempo.

conciliar o treino

– Escolha uma atividade física que você goste. Depois de algumas semanas, ela se torna parte de sua rotina diária, como escovar os dentes! Normalmente as coisas que não gostamos muito de fazer, vamos deixando de lado, como aquela leitura que você não gostou e está te esperando na cabeceira há meses. Para a maioria das pessoas o trabalho e a família sempre vêm antes das atividades físicas, caso você pratique uma atividade física que você não goste, esta atividade nunca terá a sua devida importância na sua vida.

– Acorde-se um pouco mais cedo. Dormir 10 minutos a mais não acabará com o seu cansaço, mas acordar-se 45 minutos mais cedo pode garantir uma caminhada ou corrida de meia hora no seu quarteirão e um começo de dia com mais ânimo e disposição. Parece difícil, mas não é impossível, tudo é uma questão de rotina. Comece acordando apenas 15 minutos mais cedo, depois, conforme os dias vão passando, vá adiantando algumas dezenas de minutos a mais o horário do seu alarme. É importante lembrar que devemos tentar garantir de 7 a 8 horas de sono por noite – estas horas são sagradas para que tenhamos disposição para um longo dia de treino mais trabalho.

– Procure atividades como a musculação, ou outras atividades que você possa fazer numa academia. Muitas pessoas começam a praticar um exercício aeróbico saindo para caminhar ou correr no seu próprio bairro, esta é uma ótima atitude, mas a falta de compromisso ou muitas vezes o fato de que não pagamos para utilizar estes espaços acaba fazendo aquela conhecida frase venha nas nossas mentes “segunda-feira eu recome”. Quando pagamos a mensalidade de uma academia, por exemplo, sempre pensamos duas vezes antes de recomeçar na segunda-feira que vem e perder dinheiro.

– Você realmente não tem tempo para conciliar o treino, trabalho, amigos e família? Compre uma bicicleta e comece a ir ao trabalho pedalando. Além não poluir o planeta, evitar engarrafamentos e ser muito mais barato que os transportes públicos e carros, você vai praticar uma atividade física diária. A dica é ir acostumando o seu corpo aos poucos: na primeira semana pegue a bicicleta duas vezes na semana, ou até mesmo uma, depois vá aumentando o número de vezes gradualmente. Procure os melhores caminhos para chegar até o seu destino, ruas mais tranquilas, arborizadas ou se você tiver sorte, quem sabe já existe uma ciclovia na sua cidade.

 

No vídeo abaixo você tem dicas de como ganhar massa muscular mais rapidamente e de maneira saudável.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

28 dicas de gestão de tempo para mulheres empreendedoras

Quais esportes queimam mais calorias? 

Os benefícios e riscos da cafeína no esporte?

Saiba mais sobre o circuito aeróbico na academia

Exercício aeróbico ou anaeróbico: você sabe a diferença? 

Como fazer atividade física em casa

Zumba: emagreça até mil calorias dançando