Dica do Dermatologista > Pele

Protetor solar: Saiba como escolher o mais adequado para o seu tipo de pele

Por Redação Doutíssima 09/04/2014

protetor solar

 

Quer manter a sua pele bonita e protegida durante o ano inteiro?

Com a chegada do verão, aumenta a procura pelo protetor solar ideal e ao contrário do que muita gente pensa; este creme que é um dos melhores amigos da nossa pele, não deve ser utilizado apenas quando vamos à praia, mas todos os dias para evitar o envelhecimento, manchas e doenças de pele.

 

protetor solar

 

Qual o protetor solar ideal para cada tipo pele?

 

A primeira coisa a ser considerada na hora de escolher o protetor solar é o fator de proteção solar, quanto maior for este fator, mais tempo a pele fica protegida dos raios UVA.

Pele branca – Pessoas com pele branca têm menos facilidade para se autobronzear e tendência a ficar com a pele avermelhada devido à sensibilidade. Em entrevista ao site O Globo, a Dermatologista Karla Assed diz que quanto mais clara for a pele da pessoa, mais alto deve ser o fator de proteção. Para este caso, ela recomenda um FPS de no mínimo 60.

Pele morena – A doutora explica que pessoas de pele morena também se queimam facilmente, por este motivo, é necessário que elas comecem por um fator mais alto como o de 60 e depois o diminuam para 30.

Pele negra – Pessoas com pele negra não se queimam, porém, elas devem se proteger contra o doenças de pele. Para elas, a Dra. Karla indica um FPS à partir de 30.

 

Tipos de protetor solar

 

Além do fator de proteção, outra coisa importante a ser considerada é o textura indicada para cada tipo de pele. Escolher corretamente o seu protetor é fundamental para evitar possíveis irritações, coceiras e vermelhidão na pele. Hoje em dia é possível encontrar diversos tipos seja em gel, gel-creme ou em oil-free (livre de óleo). Conheça o tipo de loção indicado para cada tipo de pele:

Pele oleosa – Alguns produtos podem aumentar ainda mais a oleosidade da pele, por esse motivo, o ideal é que pessoas com pele oleosa optem por protetores leves para controlar a oleosidade da pele, neste caso, é indicado o uso de produtos em gel, oil-free ou gel-creme.

Pele normal – Este tipo de pele possui uma oleosidade controlada e não apresenta ressecamento. Por isso, o tipo de protetor solar indicado para ela é em creme, loção ou sérum.

Pele seca – Este tipo de pele merece mais cuidados, pois ela tende a envelhecer mais cedo. Devido à ausência de oleosidade, a pele seca não apresenta brilho em excesso e requer o uso de protetores em creme.

 

Algumas recomendações importantes

 

– Evite ficar exposto ao sol entre 10 e 16 horas, pois, é o período em que ele é mais forte;

– Aplique o protetor solar 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada uma hora;

– Se for usar maquiagem, lembre-se de passar o protetor antes;

– Não se esqueça de aplicar o protetor em locais como orelhas, pés e pescoço;

– As sugestões contidas neste artigo são de caráter informativo. Desta forma, é sempre recomendado procurar um dermatologista antes para saber qual o tipo de protetor solar indicado para o seu tipo de pele.

Assista ao vídeo abaixo para mais informações sobre protetor solar:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto