Clínica Geral

Todo cuidado é pouco! Saiba como cuidar do nervo ciático e evitar sérios problema

Por Redação Doutíssima 09/04/2014

O nervo ciático é formado por raízes nervosas que saem da medula espinhal para a parte inferior das costas. Ele desce pelas nádegas, então seus ramos estendem-se até a parte de trás da perna ao tornozelo e pé.

nervo ciático

A causa mais comum do nervo ciático é um disco de ruptura ( hérnia de disco) na coluna que é pressionado contra as raízes nervosas que levam para o nervo ciático. Mas a dor no nervo ciático também pode ser um sintoma de outras doenças que afetam a coluna vertebral, tais como o estreitamento do canal vértebra, osteófitos ( crescimentos pequenos ósseos que se formam ao longo das articulações) causados por artrite, ou compressão da raíz nervosa causada por lesão. Em casos raros, a dor pode ser causada por condições que não envolvem a coluna vertebral, tais como os tumores ou a gravidez.

O sintomas de dor no nervo ciático incluem dor que começa nas costas ou nádegas e se move para baixo em direção às pernas e pés. Fraqueza, formigamento ou dormência na perna também podem ocorrer.

Ficar sentado ou em pé por muito tempo e movimentos que fazem a coluna flexionar podem piorar os sintomas. Andar a pé, deitar-se e movimentos que estendem a coluna vertebral podem aliviar os sintomas.

 

Tratamento para dor no nervo ciático

 

Na maioria dos casos, a dor do nervo ciático vai melhorar e vai embora com o tempo. O tratamento inicial geralmente se concentra em remédios e exercícios para aliviar a dor. Você pode aliviar a dor por:

  • Evitar ficar sentado ( a menos que seja mais confortável do que ficar em pé)
  • Alternar ficar deitado com curtas caminhadas. E aumente a distância da caminhada de acordo com as capacidades sem dor.
  • Tome paracetamol (Tylenol) ou medicamentos anti-inflamatórios como o Ibuprofeno (Advil) ou naproxeno.
  • Utilizar uma almofada de aquecimento em um nível baixo ou médio por 15 a 20 minutos a cada 2 ou 3 horas. Experimente um banho quente no lugar de uma sessão com a almofada de aquecimento.
  • Você também pode tentar uma bolsa de gelo por 10 a 15 minutos a cada 2 a 3 horas. Não há fortes evidências de que o calor ou o gelo vão ajudar, mas você pode experimentá-los para ver se ajudam no seu caso.

 

O tratamento adicional para o nervo ciático depende do fator que está causando a irritação do nervo. Se os sintomas não melhorarem, o médico pode sugerir fisioterapia, injeções de medicamentos como corticóides, medicamentos mais fortes como relaxantes de músculos ou opiáceos, ou mesmo cirurgia em casos graves.

 

 

nervo ciático

 

Prevenção

 

Para se prevenir contra a dor do nervo ciático, existem alguns exercícios que podem ajudar.

Para o músculo do assoalho pélvico: deite-se e faça o movimento de abrir e fechar o esfíncter, como se você estivesse segurando e soltando a urina.

Para a musculatura interna da coxa: deite-se com as pernas dobradas, e com uma bola pequena ou uma almofada entre as pernas, realize o movimento de pressionar e soltar.

Para a coluna: na posição deitada, flexione as pernas em cima de uma bola ou cadeira e levante o quadril.

Para fortalecer o abdômen e a coluna: deite-se de barriga para baixo e levante as pernas e o tronco.

Para o diafragma: puxar o ar expandindo o pulmão e soltar, fechando as costelas.

No entanto, estes exercícios são recomendados como medida de prevenção, para as pessoas que não sentem dores e não têm nenhum problema. Em casos de dores crônicas, não é recomendado a prática dos exercícios pois podem piorar o problema.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Como tratar o nervo ciático

Dor nas costas? Conheça as causas e tratamentos

Você tem dores nas costas? Pode ser lombalgia!

5 Passos para evitar a dor nas costas

5 Posturas para curar a dor nas costas

Dores crônicas: médicos respondem a 6 dúvidas frequentes sobre dores crônicas

Novo método de atendimento para dores na lombar e cervical