[the_ad_group id="16401"]
Esporte > Guia da Corrida

Corrida de rua: especialista da dicas de como se preparar para uma das atividades físicas que mais crescem

Por Rafaella Dias 10/04/2014

Não é apenas querer e correr. A prática da corrida de rua exige uma preparação física que vai além do simples alongamento antes da atividade. Saiba mais! 

corrida de rua

Informações da Federação Paulista de Atletismo aponta que nos últimos cinco anos o número de mulheres adeptas à corrida de rua cresceu 101,86%. Com base nestes números devemos levar em consideração algumas recomendações importantes para aproveitar melhor a atividade e evitar problemas com lesões. Para isso, a Personal Trainer Rafaella Dias, de Belo Horizonte, dá uma série de dicas para o sucesso durante as provas.

As lesões são talvez o maior pesadelo da vida dos corredores. Por mais que fujam, nenhum deles está ileso de conviver com (ou sentir pelo menos uma vez) dores nos pés, um estalo estranho no joelho, músculos tensos aqui ou ali. Mesmo as dores que não tiram totalmente o corredor dos treinos são um alerta de que algo está errado. O ideal é fazer um acompanhamento com um profissional de educação física e um trabalho de reforço muscular adequado para a modalidade antes de se iniciar corridas muito intensas.

Outro alerta é o tipo de calçado. É importante que corredores iniciantes tenham um tênis com ótimo amortecimento, para ajudá-los na adaptação ao novo esporte. Este tipo de corredor também tende a ter uma frequência de passadas menor, o que gera maior impacto a cada passada. Sendo assim, os iniciantes devem gastar um pouco mais e comprar um tênis de qualidade superior.

O Local de treinamento também influi na escolha do tênis. Se você treina em estrada de terra irregular ou com lama, deve optar por tênis da categoria ‘trilha’. Se correr em pisos muito duros, como concreto, procure calçados com maior amortecimento. Devemos ter o cuidado de escolher o tênis de acordo com a nossa pisada, seja ela pronada, neutra ou supinada.

Já posso começar a corrida de rua?

corrida de ruaOs especialistas recomendam realizar antes um teste de pisada para “descobrir” sua verdadeira alteração. Quando a alteração não é tão severa, podemos nos adaptar bem aos tênis de pisada neutra. E tão importante quanto saber escolher o tênis ideal é saber quando aposentá-lo. Alguns sinais, como desgaste da sola, são bem claros.

Entretanto, mesmo um tênis parecendo novo pode já ter perdido grande parte da capacidade de amortecimento. Em geral, recomenda-se trocar entre 560-880 Km de uso. Se você está voltando de uma fratura por estresse, deve aposentar o tênis entre 560-640 Km. No dia da prova, não use tênis novos e sim os usados em dias de treino.

As roupas devem ser confortáveis, apropriadas para a prática esportiva, com tecidos que facilitem a transpiração. E para sucesso na alimentação, procure um nutricionista que montará sua dieta de acordo com os programas de treinamento. Lembre-se de evitar alimentos gordurosos, álcool e carnes vermelhas, no dia da prova procure alimentos ricos em carboidratos para armazenamento de energia, evite beber muita água antes do início da prova para que não provoque desconforto estomacal e até vômito.

A sugestão é que se beba um pouco de água a cada parada da prova e reserve um pouco para molhar o rosto e a cabeça, pois auxilia para a diminuição da temperatura corporal. Ao término da prova é muito importante a hidratação e uma alimentação balanceada em carboidratos e proteínas para repor os estoques musculares.

A corrida traz uma série de benefícios que ultrapassam o plano físico. Além de emagrecer e combater diversas doenças, como hipertensão e diabetes, quem corre tem mais chances de sorrir para a vida, possibilidade de conhece novas pessoas, pois aumenta a autoestima e o bem-estar!

Saiba mais:

Correr ou caminhar? Você escolhe

5 mitos sobre a corrida de distância

Entre para um clube de corrida

6 maneiras de potencalizar a caminhada ou corrida na esteira

Entorse de tornozelo: cuidado com a sua corrida

8 dicas para iniciar a prática de corrida de longa distância

Corrida para iniciantes: manual prático para quem quer começar a correr


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]