Especialidades

Maus hábitos estão entre as causas da azoospermia

Por Redação Doutíssima 10/04/2014

Problemas com infertilidade, como a azoospermia, podem causar frustrações pessoais e conjugais. Apesar das mulheres geralmente serem as mais preocupadas com a dificuldade de engravidar, nem sempre o motivo está no corpo feminino. A infertilidade masculina também acontece e merece atenção.

 

O que é azoospermia?

De maneira simples, a azoospermia é a falta de esperma no sêmen. A condição é detectada a partir de um exame do material, chamado de espermograma. O diagnóstico correto deve ser feito com mais de uma amostra, já que a presença de espermatozoides pode variar.

azoospermia

Condição conhecida por falta de esperma no sêmen pode ser detectada por exame. Foto: iStock, Getty Images

Dependendo da causa da azoospermia, o quadro é reversível. Logo após o diagnóstico da condição, o homem deve procurar um urologista ou especialista em reprodução humana para avaliar as possibilidades.

1. Principais causas da condição

Os fatores causadores da azoospermia são vários, por isso é tão importante o acompanhamento de um profissional da saúde com conhecimento no tema. Em alguns casos, a condição pode ter causas desconhecidas, impossibilitando o tratamento.

Produção desregulada de hormônios, obstrução dos canais que transportam o esperma, anomalia genética, doenças de reação autoimune, traumas nos testículos, infeções na uretra, na próstata ou no saco escrotal, insuficiência renal, doença celíaca, problemas hepáticos e exposição a metais pesados podem causar a falta de espermatozoides no sêmen.

Outra causa conhecida é uma doença chamada varicocele, que dilata os vasos sanguíneos da região dos testículos, impedindo a oxigenação correta. A condição ainda eleva a temperatura corporal no local, dificultando a produção dos espermatozoides.

Existe tratamento para azoospermia?

Se a falta de espermatozoides for causada exclusivamente por varicocele, é possível reverter o quadro com uma cirurgia simples que restabelece as condições ideais nos testículos. Em casos de problemas hormonais, existem tratamentos e reposição de hormônios que também podem combater a condição.

Cada caso deve ser avaliado individualmente e um histórico de enfermidades, acidentes e ambientes em que viveu pode dar pistas sobre as causas, indicando o tratamento adequado. Mas nem sempre a azoospermia pode ser contornada ou revertida.

Uma novidade científica na área de fertilidade masculina ficou conhecida recentemente quando um laboratório francês declarou sucesso inédito em um experimento para produzir espermatozoides in vitro. A técnica, que já havia funcionado em ratos, consiste em desenvolver fora do corpo humano células germinativas imaturas.

A Kallistem, companhia de biotecnologia com sede em Lyon, declarou que, no final de 2014, as tentativas de desenvolvimento de espermatozoide in vitro foram bem sucedidas. Os estudos devem continuar até 2016 e, em 2017, a empresa pretende iniciar a fase de testes clínicos.

1. Alternativas de fertilização em casos de zoospermia

Em casos de casais que enfrentam problemas de infertilidade, seja por falta de espermatozoides ou outras complicações, a melhor maneira de avaliar as alternativas é consultando um especialista em reprodução humana.

A inseminação artificial, a fertilização in vitro e a adoção são as opções mais recomendadas em casos em que não é possível engravidar de maneira natural.

A infertilidade é um problema sério que pode abalar as pessoas, afinal a reprodução é um instinto humano. Mas a medicina já evoluiu tanto que restam poucos casos em que os tipos de alternativas em laboratório não dão certo. Procure um especialista e confie no conhecimento do profissional.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!