Saúde Mental

Hiperatividade: Pais, guia de como lidar com crianças hiperativas

Por Redação Doutíssima 11/04/2014

Lidar com crianças hiperativas é uma tarefa desafiadora para os pais e professores. Ela precisa estar fazendo uma coisa ou outra sempre. Algumas crianças hiperativas são assim, por natureza, enquanto algumas se tornam por causa da falta de atenção que elas desejam obter de seus pais.Tem-se observado que muitas crianças se comportam de maneira hiperativa apenas para chamar atenção de seus pais e as pessoas ao redor.

No entanto, com algumas pequenas alterações na rotina, não é difícil mudar crianças hiperativas em crianças equilibradas e sensatas. Aqui vão algumas dicas para os pais lidarem com crianças hiperativas.

crianças hiperativas

 

Guia: como lidas com crianças hiperativas

 

Ajude o seu filho a ser flexível

Ensine o seu filho a ser disciplinado e , ao mesmo tempo ensine-o a prestar atenção a dar-lhe alguma flexibilidade também. Certifique-se de que ele sabe quando você quer dizer disciplina. O importante é não tornar o relacionamento com as crianças hiperativas centrado em instruções e ordens. Passe algum tempo com elas e tente levá-las ao ar livre, de modo que ele tenha um momento prazeroso completo e assim descarregar todas as suas energias.

Desvie a atenção da criança na direção certa

Imponha pensamentos e atividades positivas em seu filho. Ajude-o a prestar atenção à criatividade e a se engajar em atividades que podem desviar a sua energia e ajudá-lo a manter o foco e se concentrar bem em suas atividades. Lembre-se que você precisa canalizar a energia das crianças hiperativas e levá-la para a direção certa.

Tente métodos de cura alternativos

Envolva o seu filho na yoga e meditação. Isso ajuda a criança a se acalmar e concertar-se em atividades positivas e ele vai gradualmente se acalmar. Outra dica é levar o seu filho para caminhadas regularmente. Pesquisas têm demonstrado que caminhar regularmente aumenta o poder de concentração nas pessoas e ajuda a criança a se focar na vida também.

Ensine exercícios de respiração profunda para o seu filho. Ensine-o a respirar fundo quando ele se sente agressivo e com raiva. A respiração profunda ajuda a proporcionar mais oxigênio para o cérebro e este, por sua vez, acalma a criança.

crianças hiperativas

Envolva as crianças em tarefas domésticas

Arranje um tempo diariamente ou nos fins de semana e envolva toda a família em alguma atividade criativa. Pode ser a limpeza do quarto de cada um, organizar armários ou trabalhar no jardim. Se toda a família está envolvida na atividade de limpeza, todos irão gostar e você terá as tarefas de casa feita.

Incentive a leitura

Proponha um momento de relaxamento e deixe-o ler algo interessante. Certifique-se de fornecer o material de leitura que é de seu interesse e deixe-o escolher o livro que quer ler naquele momento.

Lembre-se, quando você está lidando com crianças hiperativas você precisa ser paciente e manter a calma em primeiro lugar. Quanto mais tempo você passar com o seu filho, melhor e mais saudável a relação entre vocês se tornará. Comunique-se bem com ele, mesmo que ele seja pequeno. Basta ter em mente que os exercícios ajudam a concentrar e utilizar bem a sua energia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) em adultos: Assuma o controle dos seus sintomas

Como ajudar seu filho com TDAH a melhorar seu desempenho escolar

Adultos com TDAH: Dicas para as compras de final de ano e promoções

Aprenda mais sobre o TDAH

4 Atividades divertidas para crianças com autismo

Saiba as vantagens das aulas de dança para crianças e adolescentes

Educação dos filhos e como o estilo parental afeta a criança