Motivação

Ame-se: confira esses 10 truques para dar um up na auto-estima. Sinta-se mais amada por você mesma!

Por Redação Doutíssima 12/04/2014

Você não gosta do seu corpo? Só consegue enxergar seu defeitos? Os complexos, na sua maioria, estão na sua cabeça! Antes de pensar em fazer cirurgias ou de se afundar numa depressão do “mal-me-quero”, tente seguir alguns dos nossos conselhos para dar um UP na sua alto-estima.

auto-estima

 

Comece a levantar sua auto-estima!

 

1. Você é linda(o)! 

O primeiro passo para elevar sua auto-estima é aceitar o seu corpo e, acima de tudo, amar a si mesmo! Desde quando os critérios estabelecidos por produtores de Hollywood não faz de você uma pessoa atraente? Sua forma física não impede que você tenha amigos que te apreciam. Pare de pensar no seu nariz que você acha muito grande se todos dizem que você tem olhos lindos!

 

2. Nada e sentir uma coitada(o).

Não atribua seus problemas à seus complexos. A celulite não é culpada de você não encontrar trabalho. E se esse for o caso: as pessoas que não podem ver as suas qualidades e dependem de falsos pretextos não valem a pena. Acima de tudo, parar de dizer que você é muito isso ou pouco aquilo. À força da repetição,eventualmente, faz você acreditar no que diz!

 

3. Peça conselhos 

Confie em si mesmo! Converse sobre seus problemas de auto-estima com alguém em quem você confie. Peça um conselho honesto. Se ele ou ela reconhece seus defeitos, significa que ele é um bom amigo ou é muito sincero.

 

4. Converse sobre defeitos

Pergunte aos seus amigos se eles têm algum defeito que gostariam de corrigir. Você vai ver: todos têm algo para criticar em si mesmos. E todos eles vivem muito bem!

 

5. Deite-se no divã

Se o seus complexos de auto-estima realmente arruína a sua vida, não hesite em consultar um especialista. Um psicólogo ou psiquiatra podem ajudar a recuperar a confiança em si mesmo.

 

auto-estima6. Escolha bem seus amigos

Saiba cercar-se de pessoas que te amam verdadeiramente, como você é. Evite aqueles que criticam com facilidade e estão constantemente te diminuindo. Se você precisar, faça novos amigos.

 

7. Conte suas qualidades

Faça uma lista de todas as suas qualidades : humor, sinceridade, eficiência… Você vai perceber que você é ótimo! Se necessário, deixe essa lista visível para referência futura, caso você se sinta deprimido.

 

8. Pare de se pesar!

Pare de tentar perder peso! Parecer com uma modelo anoréxica vai mesmo melhorar sua auto-estima? De repente você está no seu peso ideal (para você verificar, eu faço a matemática considerando o Índice de Massa Corporal ). Se não, faça um regime com a ajuda de um nutricionista .

 

9. Um novo guarda-roupa

Tente dar uma olhado no seu guarda-roupas. Se você não escolhe as roupas que destacam o seu corpo, como você vai conseguir apreciá-lo? Livre-se impiedosamente de tudo o que transforma você em um saco de batatas. Aos poucos, vá folheando revistas para ter referências de moda e optar por cores alegres quando comprar novas roupas.

 

10. Pés no chão!

Se você quer ter mais auto-estima, precisa ser realista. Pare de se comparar com as estrelas das revistas! Olhe para os “normais” os seres humanos ao seu redor. As pessoas reais não tem uma beleza “real”?

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Campanha valoriza autoestima no tratamento de câncer de mama

Redes sociais influenciam diretamente na autoestima

Como desenvolver a auto-estima nas crianças

Saiba mais sobre o conceito de grupo na psicologia

Saiba mais sobre uma avaliação psicológica

Tudo o que você queria saber sobre atendimento psicológico

Psicóloga explica o que fazer quando bate aquela tristeza