Guia dos Dentes

Porquê extrair o dente do siso? Saiba quais são os motivos para tirá-lo e como fazer

Por Redação Doutíssima 12/04/2014

dente do siso

O dente do siso é o terceiro e último conjunto de molares que aparecem na maioria das pessoas, no final da adolescência. Às vezes, esses dentes podem ser um recurso valioso para a boca quando saudável e devidamente alinhado, o que não é o caso mais frequente. O dente do siso geralmente aparece desalinhado e exigi sua remoção.

Quando o dente do siso está desalinhado, pode posicionar-se na horizontal, inclinado em direção aos molares, ou inclinado para dentro ou para fora. Esse alinhamento desregular do dente do siso pode prejudicar os dentes adjacentes, o maxilar, ou nervos.

Como eu sei que tenho dente do siso?

Pergunte ao seu dentista sobre o posicionamento de seus dentes do siso. Ele ou ela pode pedir um raio-X periodicamente para avaliar a presença e alinhamento dos seus dentes do siso. Seu dentista pode também preferir te encaminhar para um cirurgião oral para uma avaliação posterior. Muitas vezes o dentista ou cirurgião recomendam extrair o dente do siso antes mesmo de desenvolver algum problema. Isso é feito para evitar uma extração mais complicada e dolorosa.

A remoção mais fácil acontece nos jovens, quando as raízes dos dentes do siso ainda não estão completamente desenvolvidas  e o osso é menos denso. Em pessoas mais velhas, a recuperação e o tempo de cura tendem a ser mais longo.

Como o dente do siso é removido?

A facilidade com que o seu dentista ou cirurgião oral pode extrair o dente do siso depende da sua posição e do estágio de desenvolvimento. Um dente do siso que está totalmente rompido através da gengiva pode ser extraído tão facilmente quanto qualquer outro dente. No entanto, um dente do siso, que está por baixo da gengiva e incorporado no maxilar exigirá uma incisão na gengiva e, em seguida, a remoção da porção de osso que se encontra sobre o dente. Muitas vezes, devido à sua posição, um dente deve ser extraído em pequenas seções.

dente do siso

Depois de ter seus dentes do siso extraídos, a velocidade de sua recuperação depende do grau de dificuldade da extração. Em geral, aqui está o que esperar durante as primeiras 24 horas:

 

  • A hemorragia pode ocorrer por várias horas após a extração do dente. Para controlá-la, coloque um pedaço de gaze úmida limpa sobre o vazio do dente e morda firmemente. Pressione por cerca de 45 minutos. Um saco de chá umedecido é uma alternativa eficaz. Se o sangramento intenso persistir, entre em contato com o seu dentista ou cirurgião imediatamente.

 

  • Edema facial na área onde o dente do siso foi extraído normalmente ocorre. Para minimizar o inchaço, coloque um pedaço de gelo, enrolado em um pano na área inchada de seu rosto em um intervalo de 10 minutos e em seguida 20 minutos de folga.

 

  • Medicamentos para a dor, como o paracetamol ou ibuprofeno, podem ser tomados para diminuir a dor. Se necessário, o seu dentista pode prescrever analgésicos mais potentes.

 

  • Os alimentos devem ser restringidos a uma dieta líquida até que toda a dormência da anestesia desapareça. Coma alimentos leves por alguns dias. Além disso, evite o álcool se você estiver tomando medicação para dor.

 

  • Continue a escovar os dentes, mas evite os dentes diretamente vizinhos do dente extraído durante as primeiras 24 horas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Dente do juízo, terceiro molar, dente do siso: muitos nomes, um só problema

Mitos e verdades sobre a retirada do siso (os dentes do juízo)

Como ter dentes saudáveis na 3ª idade

Como arrancar o dente do seu filho: dica de uma mãe

Qual restauração dentária é melhor: prateada ou da cor do dente?

Vamos saber tudo sobre as manchas intrínsecas nos dentes

Dúvida do leitor: antibiótico estraga os dentes?