Primeiros Socorros

Saiba como lidar em casos de intoxicação com o mercúrio do termômetro: o que fazer e como tratar

Por Redação Doutíssima 13/04/2014

Quem tem um termômetro em casa sabe como é importante cuidar para que ele não caia no chão e se quebre. Sempre evitamos que as crianças brinquem com eles para que não aconteçam acidentes. Mas você saberia agir em caso de intoxicação com o mercúrio do termômetro? Vamos te ajudar sobre esse assunto.

intoxicação com o mercúrio do termômetro

 

Como acontece uma intoxicação com o mercúrio do termômetro?

 

Tenha cuidado quando um termômetro se quebra e você decide jogá-lo fora pode haver uma intoxicação. Devido à sua densidade, é muito difícil sua absorção através da pele, por isso não são tóxicos apenas pelo toque, mas sempre que houver uma ferida pela qual ele possa penetrar, é imediata a intoxicação com o mercúrio do termômetro.

E se for ingerido? Se for uma pequena quantidade, também não há porque se preocupar, pois a sua absorção no corpo é mínima pela mesma razão mencionada antes. Se a quantidade ingerida for maior, é preciso monitorar os sinais vitais da pessoa.

Uma intoxicação com o mercúrio do termômetro pode ocorrer quando há contato com a mucosa gastrointestinal. Se a irritação é grande o suficiente, pode causar sangramento. E uma hemorragia grave geralmente gera uma queda significativa na pressão arterial, somado a um aumento na frequência cardíaca. Assim, uma maneira de avaliar os efeitos da intoxicação com o mercúrio do termômetro é certificar-se de que não existe nenhum nestas situações: grave queda da pressão arterial e aumento da frequência dos batimentos cardíacos, pele pálida, tonturas.

Se a contaminação ocorrer por uma quantidade pequena de mercúrio, o que ocorre são possíveis vômitos ou sentimento de gosto metálico na boca.

 

intoxicação com o mercúrio do termômetroContudo em caso de inalação, a intoxicação com o mercúrio do termômetro gera mais problemas:

Quando é inalada toda a quantidade do mercúrio encontrado no termômetro, além dos possíveis vômitos e do gosto metálico na boca, a pessoa pode ter dificuldade para respirar e tosse.

Se a quantidade é pequena, mas constante, o risco de ocorrência de sintomas respiratórios e neurológicos multiplica de forma significativa. Pode instalar-se pouco a pouco um quadro de insuficiência respiratória.

 

Quais cuidados tomar quando ocorre uma intoxicação com o mercúrio do termômetro?

Se você tocou ou ingeriu a substância, não há muita preocupação. No caso de uma inalação, busque auxílio médico imediato. Várias medidas devem ser aplicadas pelos médicos:

O paciente coloca uma máscara de oxigênio com a adição de soro fisiológico para umidificar. Em casos mais difíceis, a intubação pode ser necessária. Os médicos poderão tentar aspirar o mercúrio situado nos alvéolos pulmonares quando a quantidade aspirada é muito alta. Outra possibilidade é serem administrados medicamentos chamados “quelantes de mercúrio”, que se ligam a ele e permitem sua remoção do corpo.

Confira no vídeo dicas para utilizar o termômetro de mercúrio nas crianças e evitar que ele se quebre.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Como agir em caso de ingestão abusiva de medicamentos

Primeiros socorros: aprenda como fazer respiração boca a boca de maneira correta

Kit de primeiros socorros para casa e viagens: o que ter no seu kit de primeiros socorros

Conheça o aplicativo de primeiros socorros do Dr. Drauzio Varella que pode salvar vidas

7 Mitos sobre os primeiros socorros que você não sabia

Como agir em caso de intoxicação

O que fazer em caso de intoxicação alimentar