[the_ad_group id="16403"]
Dica do Nutricionista

Nutricionista explica de maneira prática, quais os 5 lanches saudáveis e práticos para o dia a dia

Por Redação Doutíssima 14/04/2014

lanches saudáveis

Olá, meu nome é Cristiane Schulz Parizotti, sou nutricionista esportiva e estética. Você fica muito tempo fora de casa e precisa de lanches saudáveis, rápidos e práticos?

Foi pensando nisso que criei uma lista com 5 lanches saudáveis que irão te ajudar a economizar tempo, dinheiro, além de manter sua dieta firme e forte!

Conheça os 5 lanches saudáveis:

Fruta fresca

As frutas possuem a frutose (o açúcar natural das frutas) que nos fornece energia e são ricas em fibras, as quais ajudam na digestão e dão saciedade ajudando no processo de emagrecimento.

Além disso, são ricas em vitaminas e minerais, essenciais para a nossa saúde.

Sugestões de frutas para os lanches saudáveis: maçã, banana, uva, morango, pêra.

 

Oleaginosas

São fontes de gorduras boas, vitaminas e minerais. Possuem ação antioxidante e diminuem o “colesterol ruim” (LDL), sendo benéficas ao coração.

No entanto, possuem grande conteúdo de calorias, por isso não devemos exagerar na porção.

Sugestões (porções de 100 calorias cada): 6 unidades de amêndoas, 4 unidades de castanha do Pará (do Brasil), 4 unidades de nozes, 6 unidades de castanha de caju.

lanches saudáveis

Frutas secas ou desidratadas

Apesar de sofrerem o processo de desidratação para aumentar o tempo de prateleira, as frutas secas ou desidratadas conservam o benefício das fibras, vitaminas e minerais, sendo assim ótimas opções para o consumo de lanches saudáveis.

Além disso, é possível encontrarmos versões individuais embaladas para consumo.

No entanto, é importante cuidar a quantidade, pois ainda conservam a energia da frutose. Sendo assim, “beliscar” demais pode levar a um grande consumo de calorias.

Sugestões: uva passa, damasco, ameixa seca, banana passa, maçã desidratada.

 

Iogurte desnatado

É uma boa fonte de proteínas e cálcio, importante para a saúde óssea.

Além disso, a versão desnatada possui menos gorduras saturadas e, por isso, menos calorias.

No entanto, como precisa ser armazenado em temperaturas entre 1 e 10 graus Celsius, deve ser uma opção de lanche saudável que será consumida o mais cedo possível, caso não haja local adequado para armazená-lo.

 

lanches saudáveis

 

Sanduíche “natural”

Para quem sente muita fome à tarde, esse lanche saudável é uma opção mais “reforçada”.

Dê preferência aos pães integrais, coloque bastante verduras (alface, tomate, cenoura, rúcula, etc) e utilize uma proteína magra como recheio (peito de frango desfiado, ricota, tofu, queijo cotage, etc).

É essencial cuidarmos o que irá compor o sanduíche para não extrapolar nas calorias, nem exagerar em gorduras, sal e açúcar.

Não adicione molhos prontos (shoyo, molho inglês, etc), catchup, mostarda e maionese.

 

 

Saiba mais:

 7 lanches saudáveis para o sue filho levar para a escola

Lanches pré e pós treino

Lanches Saudáveis

Conheça as melhores dietas para 2014

Para melhorar seus resultados: Conheça os 10 alimentos chave na dieta para atletas e esportistas

Receita do dia: Hambúrguer de atum com abacaxi grelhado

Bom humor no prato com receitas saudáveis


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]