Dica do Nutricionista

Descubra se a segunda-feira é o melhor dia para começar a dieta

Por Renata Rodrigues de Oliveira 14/04/2014

É preciso escolher muito bem o dia de começar a dieta. Iniciá-la na hora errada é capaz de afetar seu nível de motivação ou tornar mais fácil se afastar do objetivo final. Para a maioria das pessoas, a segunda-feira é o momento perfeito para isso e, segundo um estudo, esse dia pode realmente ser benéfico.

Melhor dia para começar a dieta

Segunda-feira é o melhor dia da semana para começar uma dieta ou programa de fitness, de acordo com pesquisadores da Universidade da Pensilvânia. O estudo investigou dados do Google Analytics, registros de atendimento em academias locais e dados de um site de monitoramento no qual os usuários perdem dinheiro se não conseguem atingir um objetivo.

começar a dieta istock getty images doutíssima

Segunda-feira é o momento perfeito para começar a dieta para muitas pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Os resultados mostraram que as pesquisas no Google para o termo “dieta” tiveram um pico em segundas e um declínio ao longo da semana. Além disso, as pessoas se mostraram 33% mais propensas a ir na academia nesse dia – assim como no início de semestre, mês, ano e logo após um feriado.

Aniversários e datas especiais também foram marcos temporais relevantes para as pessoas se inscrevem com o objetivo de mudar seus hábitos, de acordo com o site de monitoramento.

Aliás, a segunda-feira também é o dia mais popular para deixar de fumar. Um estudo de quatro anos publicado na revista Jama Internal Medicine descobriu que o número de buscas para aconselhamento de como se livrar vício na internet são 25% maiores em segundas-feiras que no restante da semana.

Isso acontece porque para muitos a segunda-feira marca efetivamente o início de uma semana – embora tecnicamente isso ocorra no domingo. Assim, elas buscam descontrair-se e relaxar em domingos, iniciando a dieta no dia seguinte para tornar a transição mais fácil.

Evite mudanças alimentares em terça-feira

Da mesma forma que a segunda-feira pode ser um bom dia, há também o pior dia da semana para se começar. Segundo um estudo realizado pela Tesco Diets, quem começa um regime alimentar em domingo ou segunda-feira é mais propenso a perder peso e quem inicia em terça-feira costuma ter insucesso.

Os dados mostraram que escolher a terça-feira faz muitas pessoas a desistirem do objetivo em uma semana – e que, além disso, algumas delas mostraram-se mais pesadas ao final do que quando começaram. As estatísticas foram colhidas dentre 2 mil britânicos que haviam realizado dieta.

Como se preparar para mudar hábitos

Iniciar um plano de alimentação para perda de peso na segunda-feira tem a vantagem adicional de permitir que você tenha o domingo para se preparar. É possível deixar organizados o café da manhã e o almoço – e trabalhar psicologicamente a ideia de mudança. Você ainda é capaz de planejar as refeições de toda semana e elaborar uma lista dos alimentos que precisa comprar no mercado.

Primeiro, troque alimentos processados ​​e ricos em gordura ou calorias e substitua-os com opções mais nutritivas. A qualquer momento durante esse processo sinta-se livre para chegar a um novo plano de alimentação que aumente alguns alimentos saudáveis ​​e diminua outros.

Caso seja possível, faça compras no domingo também. Planejar as refeições com antecedência faz com que seja menos estressante cozinhar durante a semana. E se você ficar menos estressada, menos propensa será a ceder à tentação de sair fora de sua nova rotina alimentar.