Gestante

Será que nunca é tarde? Entenda quais são as possibilidades de ter uma gravidez na menopausa

Por Redação Doutíssima 14/04/2014

gravidez na menopausaA menopausa é um processo natural que ocorre gradualmente por volta dos 50 anos de idade, mas ela também pode começar frequentemente entre os 42 e 56 anos. A menopausa é a fase que marca o fim da menstruação e da ovulação nas mulheres. Ao longo do tempo os ovários perdem gradualmente a capacidade de produzir estrogênios e progesterona, os hormônios que regulam o ciclo menstrual. Quando a produção do estrogênio diminui, a ovulação e a menstruação ocorrem com menos frequência. A produção do estrogênio também pode parar mais cedo na vida da mulher devido a uma doença ou uma histerectomia – neste caso estamos falando de uma menopausa induzida através da retirada do útero.

Na Europa e na América do Norte, a menopausa geralmente começa quando a mulher atinge a idade de 51-52 anos. No entanto, a menopausa pode, por vezes, ocorrer na idade de 40 anos. A idade e os sintomas da menopausa também têm uma forte influência genética. Em geral, aquelas que começam a menstruar mais cedo, entrarão na menopausa mais cedo. É importante ressaltar que no período que antecede a menopausa, mesmo com a diminuição dos hormônios femininos e da fertilidade, a mulher ainda pode engravidar, mas ter uma gravidez na menopausa não é possível naturalmente.

 

Como ter uma gravidez na menopausa

 

gravidez na menopausaO fim da vida reprodutiva da mulher é definido pela menopausa, por este motivo, quando a mulher realmente entra na menopausa ela não poderá engravidar naturalmente, entretanto ela poderá engravidar com ajuda médica. Se não é possível ter uma gravidez na menopausa, conforme dito anteriormente, ainda é possível ter uma gravidez durante o climatério, que é o período que antecede a menopausa.

Caso você queira ter uma gravidez na menopausa, você deve procurar ajuda médica indo numa clínica de fertilidade. Uma mulher na pós-menopausa pode engravidar com a ajuda de um especialista em fertilidade e tecnologia moderna. A menopausa é o fim do ciclo menstrual e da fertilidade, no entanto, o útero é capaz de levar uma gravidez a termo.

Uma vez que a mulher atinge a menopausa, ela não produz mais óvulos, então você vai precisar de uma doadora, a menos que você tenha congelado os seus óvulos antes da menopausa. Neste caso, você deverá recorrer à fertilização in vitro.

Em um laboratório, os especialistas juntam o óvulo com o esperma para fazer a fecundação. Uma vez que o óvulo esteja fertilizado, ele será colocado numa incubadora durante 48 a 72 horas, de modo que as células possam desenvolver-se em embrião. Em seguida, o médico irá implantar o embrião no corpo da mulher.

 

No vídeo abaixo você pode ter maior informações sobre a gravidez depois dos 40 anos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Dúvida do leitor: excesso de saliva na gravidez é normal? Como tratar? 

Entenda o que pode causar a gravidez ectópica e quais os principais sintomas

Terapia hormonal da menopausa

Como controlar os sintomas da menopausa

Conheça as principais causas da infertilidade feminina

7 perguntas e respostas sobre a infertilidade

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual