Especialidades

Diabetes e doces: Comer menos doces para uma vida mais saudável

Por Dr. Adolfo Duarte 15/04/2014

comer menos doces

Vi a capa de uma revista semanal falando sobre novas perspectivas para o diabetes. A capa mostrava dois brigadeiros como olhos e uma boca feliz feita com algum doce cremoso. Ficou bem legal. Sério! Ficou bem bonitinho. Certo. O que me levou a escrever este post, na verdade, não foi o fato de achar a capa legal. Eu li a matéria e ela trazia informações sobre novas drogas e perspectivas para as pessoas que sofrem com o diabetes.

A possibilidade de tratamento com células tronco é realmente impressionante. Fico feliz com a perspectiva e espero que se torne comum logo e, com fé em Deus, com sucesso. O problema são as outras medicações e uma tônica que pode surgir entre os diabéticos mais desavisados: a negligência.

comer menos doces

 

Comer menos doces? A diabetes e a vontade de comer doces.

Que o diabetes é uma condição que demanda um controle muito delicado todos sabemos. O controle medicamentoso, como podemos perceber até pela matéria da revista, tem evoluído. O problema é, apenas, que os medicamentos têm se focado na ponta do problema, a hiperglicemia.

Hiperglicemia é quando a glicose no seu sangue encontra-se mais elevada do que deveria. Isso cria uma série de problemas, podendo levar a distúrbios graves como doença renal e tromboses. Este é o aspecto mais óbvio do diabetes e os medicamentos se dedicam a controlar este fator. Este controle é bom, sem dúvida, mas e o foco na origem?

Precisamos focar na relação entre insulina e seu receptor, na manifestação do receptor de glicose na membrana plasmática e coisas do gênero. Sabe quem faz algo assim? A boa e velha metformina. Pois é. Um medicamento bem mais antigo e do qual se extraem cada vez mais benefícios, até mesmo como promessa no tratamento de neoplasias.
Será que perdemos o foco com o tempo? Eu me preocupo muito com a evolução dos medicamentos pois, não raro, os mais novos não superam os antigos. Eu sei que muitos medicamentos anti-diabéticos novos são muito úteis, como os inibidores de DPP4 e os incretinomiméticos, mas tenho sentido falta do foco na origem. Por isso é que eu digo:

 

DIABÉTICOS, NÃO PERCAM O FOCO!

Não acreditem que as novas drogas já os habilitam a comer carinhas de brigadeiro com doce cremoso pois, apesar de até poderem manter suas glicemias normais, não corrigem a falha metabólica foco de suas condições. Além disso, tem outra coisa: NINGUÉM DEVERIA COMER CARINHAS DE BRIGADEIRO COM DOCE CREMOSO. Sério. É ruim pra todo mundo.

Fiquem todos atentos. A melhor conduta, para todos nós, ainda é manter distância do açúcar e das farinhas refinadas, bem como dos produtos feitos com eles. Precisamos de mais proteínas e gorduras de qualidade e de menos, BEM MENOS açúcares de todo tipo.

Vamos comer menos doces para ter uma vida mais doce e saudável.

Saiba mais:

Café reduz risco de diabetes tipo 2

6 Receitas saborosas para diabéticos

Encontrado em latino-americanos gene que predispõe ao diabetes tipo 2

Película barateia tratamento do pé diabético em 90%, diz pesquisador

Games ‘ativos’ ajudam a controlar diabetes, diz estudo

Diabetes mata cada vez mais em Portugal

Ganho de gordura abdominal pode aumentar o risco de diabetes