[the_ad_group id="16401"]
Dica do Nutricionista

O que devo comer? Cardápio à base de 3 grupos de alimentos é essencial para manter a saúde

Por Dra. Silvana Macedo 15/04/2014

O que devo comer

Pensando na saúde, boa forma ou mesmo no prazer do paladar, você já pode ter se questionado: “O que devo comer?”. Para montar um cardápio equilibrado, estando com o peso acima ou abaixo do desejado, o seu organismo precisa impreterivelmente de três grupos de alimentos para manter-se saudável e bem-disposto: os energéticos, os reguladores e os plásticos. O que varia em cada caso são as quantidades e as proporções, de acordo com a capacidade metabólica de cada indivíduo.

O que devo comer? Veja o que cada grupo alimentar representa

1 – Os alimentos energéticos, como o nome já sugere, nos dão energia: são as gorduras e os carboidratos. Entre as gorduras, existem as boas, que são os ácidos graxos poliinsaturados, como o ômega 3 e o ômega 9, e as gorduras saturadas (as animais), que em excesso fazem mal à saúde. Há ainda as gorduras hidrogenadas (as famosas trans), proibidas, porque foram modificadas de tal maneira pela indústria alimentar, que o organismo não tem enzimas para metabolizá-las.

Quanto aos carboidratos, existem os favoráveis, encontrados nas frutas, legumes, raízes e grãos integrais, e os desfavoráveis, presentes nas massas refinadas e alimentos e bebidas açucaradas, que devem ser evitados.

2 – Os reguladores são as fibras, vitaminas e minerais. Eles são encontrados nas frutas, verduras, sementes e também em alimentos de origem animal. A tarefa desse grupo é regular todas as funções do organismo.

3 – Os alimentos plásticos são as proteínas. Só elas constroem tecidos, regeneram a pele, os músculos, as articulações, cabelos e unhas. Estão presentes em vários alimentos de origem vegetal e animal, como carnes, ovos, leite e seus derivados, soja, entre outros.

É importante ressaltar que, se faltar algum desses elementos no seu cardápio, você pode até perder ou ganhar peso, mas não vai manter a saúde. Atualmente, temos a opção de mapear através do exame de DNA o perfil metabólico de cada indivíduo. O exame indica a capacidade de metabolizar carboidratos e gorduras, de desintoxicar, quais alimentos podem provocar intolerância ou sensibilidade. Dessa forma, essa investigação dirá quais os alimentos que conservarão a sua saúde para o resto da vida e os que manterão sua composição corporal e peso ideais. A partir do resultado, pode-se fazer um programa alimentar de acordo com as necessidades do organismo, e aí você já sabe: nunca mais a dúvida sobre “o que devo comer?” vai te assombrar.

o que devo comer

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Alimentos que curam: veja como uma alimentação simples e natural pode ajudar a restabelecer a saúde de pessoas e animais

Seque comendo: Conheça os 10 alimentos que aceleram o metabolismo para emagrecer

Sabia que é possível controlar o peso a partir da alimentação diária? Saiba como!

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite

Alimentação saúdavel: Dicas rápidas

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

 

 


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]