Unhas

Problema com unhas encravadas? Saiba como cuidar corretamente

Por Redação Doutíssima 15/04/2014

Sabe quando você desiste de calçar aquele sapato amado por causa das unhas encradas? Ou quando você insiste em calçar botas e fica o dia todo sentindo dor no bendito cantinho do dedão?

 

Para esses casos, o Doutíssima fez um artigo bem legal para você entender melhor o que causa as unhas encravadas e te dá dicas para evitar que esse problema aconteça.

 

As unhas encravadas causam dor e desconforto. A inflamação acontece quando uma parte da unha penetra na pele causando dor e vermelhidão.  Mas atenção, nada de tentar resolver o problema sozinha, um bom profissional pode te ajudar a ficar livre desse incômodo

 

 

pedicure2

Aprenda a cuidar das suas unhas para que elas não fiquem encravadas

 

Quais são as causas mais comuns?

 

Uma unha pode encravar por diversos motivos, principalmente pelo uso de sapatos inapropriados (muito apertados ou lagos demais). Quando usados de forma incorreta, calçados podem causar pressão sobre os dedos e consequentemente, encravar as unhas.

 

O problema também pode ocorrer quando as unhas são cortadas de maneira inadequada. Por isso, é importante não arredondar nem deixar bordas que possam entrar na pele e causar inflamação. 

 

As causas também podem ser congênitas (presentes desde a nascença), como no caso das pessoas que nascem com unhas em formato gancho, telha, etc. Nestas pessoas, as unhas crescem para baixo.

 

 

unhape

A forma de cortar também pode ajudar no surgimento das unhas encravadas

 

Tratamento para unhas encravadas

 

Primeiramente, é importante lembrar que os tratamentos caseiros servem para aliviar os sintomas como dor e vermelhidão no local, mas não deve-se de maneira alguma tentar cortar a unha encravada, pois isso pode formar um tecido inflamado chamado de granuloma que so poderá ser retirado através de uma cirurgia.

 

Os tramentos caseiros não são indicados para pessoas que sofrem de diabetes, infecções no pé ou problemas de má circulação sanguínea. Para estes casos, é recomendado procurar um especialista. O tratamento para unhas encravadas consiste em uma higienização do local.

 

Deixe a unha de molho em água morna diariamente no mínimo 3 vezes ao dia e massagear o local inflamado. Você também poderá utilizar um antisséptico indicado pelo médico para aliviar a dor.

 

Outra medida que ajuda a melhorar a unha encravada é usar sandálias ou sapatos abertos para permitir que o sangue circule. Caso as medidas não tenham funcionado, é preciso procurar um médico ou um podólogo para tratamento.

 

 

 

 

pedicure1

Exija sempre que os instrumentos da sua pedicure estejam esterelizados

 

Como prevenir unhas encravadas?

 

Para evitar que as unhas encravem é preciso alguns cuidados básicos como:

 

– Cortar as unhas retas, sem arredondar os cantos. Isso evita que elas unhas penetrem na pele.

 

– Usar sempre sapatos que tenham a numeração exata para o tamanho do seu pé. Ao adquirir novos pares, certifique-se de que eles não apertam demais os pés, nem que eles fiquem largos.

 

– Secar bem os pés ao sair do banho e antes de calçar os sapatos e mantê-os sempre limpos.

 

 

unha encravada

Procure um profissional para cuidar das suas unhas encravadas

 

Manual para quem tem unhas encravadas

 

Não corte a unha infeccionada. Há quem diga que a solução é cortar a parte infeccionada, mas na verdade, isso pode piorar ainda mais a infecção e fazer com que a unha continue encravando depois. O corte deve ser feito por um médico, e jamais em uma ‘cirurgia de banheiro’.

 

 

Não tente ‘cavar’ a unha. Resista à tentação de mexer nas unhas encravadas. Isso pode piorar a infecção e infeccionar ainda mais o local. Fique longe de pinças, palitos de madeira, cllipes de papel, lixas de unha ou quaiquer outros instrumentos de metal.

 

 

Não tente secar a infecção por conta própria. Mesmo usando uma agulha esterilizada para furar a bolha ou pústula, a infecção vai piorar. Para tocar o local afetado, use apenas gaze ou cotonetes.

 

 

Não faça um corte em forma de ‘V’ na unha. De acordo com alguns métodos antigos, se você fizer um corte em forma de ‘V’ na superfície da unha, a pressão será aliviada e a infecção, curada. Mas isso é apenas um mito. Além de completamente ineficaz, esse método ainda deixa uma ponta afiada na parte de cima da sua unha.

 

 

Evite cobrir a unha com subtâncias duvidosas tais como o carvão. Reza a lenda que esfregar carvão cura a infecção. Na verdade, o carvão pode piorar ainda mais a infecção. Em geral, não se deve colocar nada na unha afetada a não ser gaze ou pomadas antibióticas.

 

 

Saiba mais sobre como cuidar de unhas encravadas através do vídeo abaixo:

 

 

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!