Dieta

Você sabe o que é Low Carb? Saiba mais sobre a dieta de baixa ingestão de carboidratos

Por Turí Souza 15/04/2014

Diferente das dietas mais comuns, esta promete conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável. Entenda o que é low carb! 

o que é low carb

Você sabe o que é Low Carb? Saiba mais sobre a dieta de baixa ingestão de carboidratos

Basicamente, a dieta low carb é uma dieta de baixa ingestão de carboidratos. Mas não é só isso: trata-se muito mais de uma tomada de consciência da importância da alimentação para a saúde, bem como da importância do consumo correto dos alimentos para alcancar a perda de peso e, o mais importante, sem passar fome!

 

Temos um espaço de troca de experiências e dúvidas sobre Nutrição! Clique aqui e acesse nosso fórum.

Mas Porque? Você me pergunta. Porque uma dieta de baixa ingestão de carboidratos é a dieta que você defende para emagrecimento e vida saudável? Bom, vamos por partes…

Primeiro é importante ressaltar que a dieta Low Carb não é defendida só por mim. São diversos (irei citar muitos aqui) estudos científicos comprovando a sua eficácia.

Mas em que se baseia esta dieta? Este quadro explicativo do site Fatopia.org é muito elucidativo!

o que é low carb

Basicamente é isso: se você consumir carboidratos, você estará armazenando gordura. Tudo isso devido aos picos de insulina aos quais o carboidrato induz seu organismo.

Por isso os alimentos consumidos em uma Dieta Low Carb são Hipoinsulínicos, ou seja, não estimulam a liberação de insulina, permitindo assim que seu corpo utilize a energia que precisa para sobreviver a partir da sua gordura, através dos corpos cetônicos, logo queimando gordura.

Mas consumir carboidrato não é essencial para o meu organismo? Não! Todo o carboidrato que o seu organismo precisa ele pode produzir a partir da gordura ou da proteína, em um processo chamado Gliconeogênese. Existem sim, aminoácidos e gorduras essenciais, e estas sim devem ser consumidas na dieta. E são estes alimentos, junto com alimentos ricos em vitaminas e minerais, que fazem parte da Dieta Low Carb.

Agora que sei o que é low carb posso começar a dieta?

Ao fazer uma dieta neste sentido é importante você ter em mente que a sua principal fonte de energia passará a ser os alimentos ricos em gorduras, tanto as saturadas, as monoinsaturadas quanto as poliinsaturadas. A única gordura que realmente deve ser evitada é a gordura hidrogenada, também chamada de gordura trans. Ela é produzida pela elevação da temperatura no uso de gorduras vegetais (por isso as frituras são tão prejudiciais) e também no processo industrial para fazer produtos como a margarina (veneno) e outros óleos vegetais refinados, que são parcialmente hidrogenados mas prejudicam e muito a saúde.

Por enquanto é só. Aos poucos irei falando mais sobre o que é low carb, esta dieta que vai te deixar mais leve a mais saudável.

Muita saúde a todos!

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Entenda como funciona a dieta Low Carb e use a biologia à seu favor

Macarrão light: receita para comer de tudo sem sair da dieta

Dieta do leite: saiba como perder peso rapidamente

Dietando com prezer: receita de estrogonoff de carne

10 alimentos ricos em ferro para você incluir na sua dieta

Dicas de dietas vegetarianas

10 dietas secretas das celebridades

Mais sobre este assunto

Links Úteis

como emagrecer, obesidade, perder peso, alimentos que emagrecem, obesidade morbida, frutas que emagrecem, perda de peso, dieta dos pontos, dieta, dietas, dieta da sopa, dietas rapidas, dietas saudaveis, dietas gratis, como perder barriga, exercicios para perder barriga, perder barriga, dieta para perder barriga, como perder a barriga, como perder barriga rapido, dieta para emagrecer, dietas para emagrecer, dieta para emagrecer rapido, dietas para emagrecer rapido, dieta para perder peso, dicas para emagrecer, sopa para emagrecer, simpatia para emagrecer, cha para emagrecer, suplementos para emagrecer