Clínica Geral

Eritema infeccioso: tudo o que você precisa saber sobre esse problema. Diagnóstico, sintomas e tratamento.

Por Redação Doutíssima 16/04/2014

eritema infecciosoO eritema infeccioso também chamado de quinta doença é uma infecção viral causada pelo parvovírus humano B19. É mais comum que esta doença afete as crianças e adolescentes, até 70% dos casos ocorrem entre crianças de 5 a 15 anos.

Ela foi nomeada quinta doença porque, historicamente, foi a quinta doença infecciosa caracterizada por erupção cutânea a receber um nome. Esta infecção viral é encontrada em todo o mundo, mas principalmente em países de clima temperado. As epidemias são sazonais e a maioria delas aparece no inverno e na primavera. A infecção parece ser mais comum entre as meninas.

Não há vacina contra o eritema infeccioso. No entanto, uma vez que uma pessoa tenha sido infectada pelo vírus, ele é imune durante toda a sua vida contra futuras infecções.

 

Sintomas

 

Os sintomas da quinta doença são geralmente leves e até 25 % dos adultos e crianças infectados não apresentam sintomas.

eritema infecciosoQuando os sintomas aparecem, eles parecem por volta de 4 a 14 dias após a pessoa ter sido infectada pelo vírus. O primeiro sintoma da doença é geralmente uma erupção cutânea que parece com a marca que um tapa deixaria no rosto de uma pessoa. Manchas vermelhas cujo desenho evocam rendas aparecem logo em seguida, nos braços, nas pernas , no abdômen e nas costas. A erupção ocorre entre 75% das crianças e 50 % dos adultos . A erupção desaparece espontaneamente dentro de 7 a 10 dias, raramente ela reaparecerá.

 

Outros sintomas associados com o eritema infeccioso são:

 

– Febre baixa alguns dias antes do aparecimento da erupção (mais comum entre os adultos);

Dor de cabeça;

– Dor de garganta;

– Dor de estômago;

– Dor nas articulações com duração de 2 a 3 dias (mais comum entre os adultos).

 

Diagnóstico

 

O eritema infeccioso é muitas vezes não diagnosticado, pois algumas pessoas não têm sintomas. Assim que os sintomas aparecem, a sua presença é suficiente para estabelecer o diagnóstico feito por um médico, especialmente quando o doente tem as erupções características da doença.

É possível que exames de sangue sejam necessários para detectar a presença de anticorpos que confirmem o diagnóstico ou o estado imunitário de uma mulher grávida que tenha sido exposta ao vírus.

 

Tratamento e Prevenção do eritema infeccioso

 

Esta doença geralmente não apresenta uma condição grave, normalmente seus sintomas podem ser tratados sem tratamento médico quando a doença afetou crianças e adultos que eram anteriormente saudáveis. Não existe um tratamento específico contra o eritema infeccioso.

 

Os médicos costumam tratar os sintomas como a febre, dores de cabeça e outras dores com medicamentos como o ibuprofeno. Lembre-se que você nunca deve dar ácido acetilsalicílico (AAS) para crianças com infecções virais, pois, nestas circunstâncias, o uso desta droga está associado a uma condição perigosa chamada de síndrome de Reye. Se você notar uma erupção cutânea, ou se o seu filho é afetado, tente evitar o calor excessivo e a luz solar, uma vez que estes fatores podem causar um agravamento ou recorrência das erupções.

 

A doença só é contagiosa no início da infecção. Uma vez que as erupções reaparecem, a infecção não é mais contagiosa. Portanto, não é necessário evitar que a criança infectada vá à escola ou creche após o aparecimento da erupção cutânea.

 

Não existe uma vacina que protege contra a quinta doença. Entretanto medidas de higiene, incluindo a lavagem das mãos adequada, podem ajudar a prevenir a propagação do vírus.

 

No vídeo abaixo você tem maiores informações sobre o vírus causador do eritema infeccioso.

 

Saiba mais:

 

Alergia nas mãos: saiba porque acontece

Como aliviar a coceira da catapora

Entenda a relação entre a alergia e a depressão

Alergia à picada de inseto: entenda porque acontece

Saiba o que fazer contra picadas de inseto

Alergia no bebê: saiba o que fazer

Dermatite de contato: sintomas, causas e tratamento