Clínica Geral

Qual a importância do exame de colonoscopia? Saiba mais sobre o exame que pode salvar sua vida

Por Redação Doutíssima 16/04/2014

Quem já precisou passar por um exame de colonoscopia entende como é comum ter dúvidas sobre todo o procedimento. Muitos pacientes deixam de realizar o exame por falta de informação, tendo medo ou acreditando que ele não seja tão importante. Na verdade o exame de colonoscopia é um instrumento primordial para os médicos diagnosticarem e tratarem diversas doenças. A sua saúde pode depender dele, então, se seu médico receitou uma colonoscopia, não tenha medo. Aprenda mais sobre esse exame, à seguir, e prepare-se para ele.

exame de colonoscopia

 

 

O que é o exame de colonoscopia?

 

O exame de colonoscopia é um procedimento que fornece informações que nenhum outro exame médico pode dar já que permite ao médico a visão interna do cólum (intestino grosso). A vantagem da colonoscopia é sua finalidade, que pode ser aplicada tanto para fins diagnósticos e preventivos como para tratamento de algumas doenças instaladas no cólon e no reto.

 

Quando é preciso fazer uma colonoscopia?

 

Acima dos 50 anos de idade, o exame de colonoscopia deveria se tornar um exame preventivo de rotina, sendo realizado periodicamente (mas não muito frequentemente), pois à essa idade estamos mais sujeitos ao câncer e aos pólipos intestinais. Esse exame permite a avaliação da mucosa do intestino grosso, onde geralmente começa o câncer intestinal. O exame de colonoscopia também permite a coleta de material para biópsia, a descompressão de volvo intestinal, a retirada de pólipos e a hemostasia de sangramentos. Pode ainda ser realizada para diagnóstico e acompanhamento de tumores, para o diagnóstico de doença inflamatória e para esclarecimento de outras doenças intestinais.

exame de colonoscopia

 

Normalmente, o exame é indicado em caso de um paciente que sente dor abdominal de origem desconhecida; tenha sangramentos do reto aparentemente sem razão; suspeita de neoplasias, de diverticulose ou de hemorragia digestiva baixa; diarreia ou constipação crônica não esclarecida; rastreamento de câncer, de pólipos e de doenças inflamatórias intestinais além de outras doenças menos comuns.

 

Como se preparar para o exame de colonoscopia?

 

Seu médico deve dar-lhe algumas instruções. Em geral, o cólon deve estar vazio para a realização do exame. Para isso, é comum que o paciente tenha que tomar laxantes indicados pelo seu médico. Em alguns casos será preciso ser feito uma lavagem para que se consiga eliminar todo resto de fezes e alimentos do cólon. Quando o paciente toma laxantes, é normal que ele sofra diarreias intensas, já que esse é o objetivo. Para não ficar desidratado, assegure-se de tomar líquidos como suco de frutas, água de coco e chás.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Entenda como funciona a polissonografia e quais doenças este exame pode detectar

Você conhece um exame chamado calorimetria indireta? Saiba que ele pode medir a sua taxa metabólica

Como interpretar um exame de sangue

Tomografia odontológica, o exame “perfeito”.

Para quê serve o exame de urina?

O que é e para que serve o exame Papanicolau

Qual a importância do exame de próstata