Especialidades

Conhecimento nunca é demais! Entenda como funciona o sistema cardiovascular e comece a cuidar melhor dele

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

O sistema cardiovascular é formado pelo coração e pelos vasos sanguíneos, que têm por função levar o sangue rico em oxigênio e pobre em gás carbônico para todo o corpo, além de o sangue rico em gás carbônico e pobre em oxigênio para os pulmões. Dessa forma, ele promove uma troca gasosa que fará o sangue se tornar novamente rico em oxigênio.

O coração é um músculo oco que funciona como uma bomba. Pela anatomia do sistema cardiovascular, o lado direito do coração recebe o sangue rico em gás carbônico e o leva para os pulmões, onde recebe oxigênio. De lá, segue para o átrio esquerdo e, deste, para o ventrículo esquerdo, de onde sai a artéria aorta, levando o sangue rico em oxigênio e nutrientes para todo corpo.

Funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento cardíaco. Foto: Shutterstock

Funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento cardíaco. Foto: Shutterstock

Para assegurar que o sangue flua em uma só direção, o coração possui quatro válvulas: pulmonar, tricúspide, aórtica e mitral. Já para poder circular por todo o corpo, o sangue precisa fluir dentro dos vasos sanguíneos: as artérias, as artérias menores arteríolas, capilares e veias.

Todo o funcionamento do sistema cardiovascular está baseado no batimento cardíaco. Com base nele, os átrios e os ventrículos do coração relaxam e se contraem, formando um ciclo que garantirá toda a circulação do organismo. Assim, o sistema cardiovascular envolve tanto o sistema sanguíneo quanto o sistema linfático.

Doenças do sistema cardiovascular

As doenças do sistema cardiovascular, especialmente as coronarianas e o AVCs (Acidentes Vasculares Cerebrais), são as principais causas de morte em todo o mundo. O AVC, ou derrame, ocorre quando há o entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos no cérebro, podendo acarretar a perda de movimentos, problemas na fala e na visão. Já a miocardiopatia é uma doença que afeta principalmente o músculo do coração.

A insuficiência cardíaca, que ocorre quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para satisfazer as necessidades do organismo, também se caracteriza como uma doença do sistema cardiovascular, assim como a arritmia cardíaca – batimentos cardíacos irregulares, que podem provocar palpitações e falta de ar.

Outras doenças do sistema cardiovascular são a angina (uma dor forte no peito que geralmente aparece ao realizar esforços e alivia com o repouso), o infarto (que se caracteriza por uma dor intensa no peito, causada pela falta de sangue no coração que pode levar a morte), a valvulopatia (um conjunto de doenças que afeta alguma das quatro válvulas que controlam o fluxo sanguíneo no coração), além da presença de alguma doença cardíaca congênita, podendo ser uma malformação cardíaca, como um sopro no coração.

Prevenção

Apesar dos avanços da medicina, o melhor tratamento continua sendo a prevenção. Algumas atitudes e cuidados especiais podem prevenir ou retardar o aparecimento de doenças cardiovasculares.

A prática do exercício físico é extremamente importante para prevenir doenças cardiovasculares, pois ele favorece o bem estar físico e mental, reduz a pressão arterial e ajuda a controlar e prevenir o diabete e a manter o peso, evitando a obesidade. Adotar uma alimentação saudável também é extremamente eficaz para prevenir doenças do sistema cardiovascular.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Mantenha seu coração em forma