[the_ad_group id="16401"]
Fertilidade > Gravidez e Filhos

Hipotireoidismo e gravidez: entenda qual a relação entre a doença e a dificuldade de engravidar

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

hipotireoidismo e gravidezÉ possível engravidar tendo hipotireoidismo? Esta é a grande dúvida de muitas mulheres que pretendem engravidar. O fato é que, se os níveis hormonais estiverem alterados, pode ser que você não esteja ovulando normalmente, o que dificulta por si só uma gravidez. Por isso, a reposição correta da tiroxina, o hormônio que sua tiroide produz de forma deficiente, ajuda a retomar a ovulação e sua fertilidade.

Qual é a relação entre hipotireoidismo e gravidez?

É sabido que qualquer disfunção tireoidiana interfere diretamente no funcionamento de todos os órgãos. Portanto, a relação entre hipotireoidismo e gravidez é bastante importante para uma mulher que deseja engravidar. A falta de tiroxina atrapalha a continuidade da gestação, a formação do feto e a saúde do bebê. Quem tem uma disfunção tireoidiana, seja ela hiper ou hipo, deve procurar um tratamento com o especialista antes de engravidar. Com o tratamento adequado, é possível engravidar e garantir a saúde do bebê. Quem tem este problema não deve negligenciá-lo, nem tampouco desistir da gravidez. Porém, é essencial procurar ajuda médica para garantir que a gestação não tenha riscos.

O hipotireoidismo pode, portanto, dificultar ou mesmo impedir a gravidez, pois a tiroxina é importante para garantir a ovulação. A taxa do hormônio na corrente sanguínea fica reduzida e a mulher pode não ovular todos os meses, dificultando a gravidez.

Mesmo que o ciclo menstrual não seja afetado em mulheres que sofrem de hipotireoide, é muito importante passar por uma consulta médica para averiguar o funcionamento de sua tiroide antes de começar a tentar engravidar. Se as taxas da tiroide estiverem baixas demais, você provavelmente vai ter que iniciar uma reposição de tiroxina antes de pensar em engravidar.

Hipotireoidismo e gravidez: tenho hipotireoide e estou grávida. E agora?

No caso de hipotireoidismo e gravidez sem tratamento prévio, as consequências para o bebê e para a mulher podem ser sérias e, por isso, durante o pré-natal, o médico deverá solicitar exames para avaliar a função da tireoide. Caso a mulher seja diagnosticada com hipotireoidismo durante gravidez, o tratamento deverá ser instituído rapidamente.

Após o diagnóstico, a gestante deve fazer um acompanhamento mensal ou bimestral com um endocrinologista para avaliar a dosagem hormonal, através do exame de sangue TSH, T3 e T4 e, então, fazer os ajustes necessários.

 hipotireoidismo e gravidez

Hipotireoidismo e gravidez: Quais são os riscos?

Embora o tratamento costume ser eficaz anulando os riscos, o hipotireoidismo pode prejudicar a gestação de forma que o bebê tenha:

  • Parto prematuro
  • Batimentos cardíacos mais acelerados
  • Problemas cognitivos
  • Baixo Q.I.
  • Nascer morto

Já para a mãe, o risco é o desenvolver pré-eclâmpsia, uma condição que tende a começar com 20 semanas de gestação, gerando pressão alta, podendo afetar outros órgãos.

Hipotireoidismo e gravidez: Tratamento

O tratamento consiste no consumo de hormônios sintéticos durante toda a gestação, o que deve ser o suficiente para evitar problemas graves. A dose pode ser alterada para equilibrar a taxa hormonal da mãe sem afetar o bebê.

Descubra quais são as complicações possíveis do hipotireoidismo na gravidez:

https://www.youtube.com/watch?v=a0w8-bIPJmMhttps://www.youtube.com/watch?v=a0w8-bIPJmM

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Como controlar os sintomas da tireóide

Sofrendo com o hipertireoidismo? Aprenda a controlar os sintomas e viva melhor

Doutor, será que tenho Hipotireoidismo?

Saiba tudo sobre hipotireoidismo durante a gravidez: como lidar?

Controle os sintomas do Hipotireoidismo

Relato de mãe: não sou infértil, sou enganada pelos meus hormônios

Conheça os 4 hormônios do ciclo menstrual


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]