Clínica Geral

Saiba quais são os principais sintomas da cardiopatia grave e conheça os tratamentos existentes

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

A cardiopatia grave é uma doença crônica do coração, que possui causas variadas e que pode incapacitar progressivamente a vida pessoal e profissional de seu portador, podendo até mesmo levá-lo à morte. A doença se desenvolve quando o coração adoece a ponto de perder sua capacidade funcional.

Por infringir grandes desgastes físicos e emocionais ao paciente, a doença foi alvo do Projeto de Lei 6883/10, que se propunha a modificar a Lei Orgânica da Assistência Social (Lei 8.742/93) e conceder um salário mínimo mensal aos portadores de cardiopatia grave com renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo. Apesar da importância da proposta, ela foi arquivada no Congresso Nacional.

cardiopatia grave

Cardiopativa grave apresenta sinais como dificuldade para respirar e dor no peito. Foto: Shutterstock

A insuficiência cardíaca, insuficiência coronária, arritmias complexas e a hipertensão arterial são algumas doenças que podem estar associadas e piorar o quadro da cardiopatia grave, condição que pode trazer grandes limitações a nível físico, no desenvolvimento das funções do dia a dia e no trabalho.

No entanto, o desenvolvimento de suas consequências no cotidiano do seu portador irá depender do tipo e da gravidade da doença que esteja associada à cardiopatia. Isto também ocorre com os sintomas da cardiopatia grave, que vão depender do grau de incapacitação do coração.

Entre os sintomas mais frequentes da doença, podem ser citados a dificuldade para respirar, as dores no peito, o cansaço após grandes esforços e as palpitações cardíacas, além de sinais que indicam o baixo fluxo de sangue em direção ao cérebro.

Tipos de cardiopatia grave

Confira quais são as cardiopatias consideradas graves:

Cardiopatias agudas: se tornam crônicas muito rapidamente e são caracterizadas pela perda da capacidade física e funcional do coração.

Cardiopatias crônicas: impõem limitações progressivas à capacidade física e funcional do coração se não houver tratamento adequado.

Cardiopatia terminal: reduz a expectativa de vida de forma extrema e a terapia com medicamentos é pouco efetiva. Seus portadores não são candidatos à cirurgia ou transplante devido à severidade do quadro clínico ou comorbidades associadas – como hipertensão arterial pulmonar, disfunção renal severa e neoplasia avançada.

Há, ainda, cardiopatias crônicas ou agudas que apresentam dependência total de tratamento farmacológico – com medicamentos como dobutamina e dopamina – ou mecânico – com balão intra-aórtico, por exemplo.

Diagnóstico

Para diagnosticar a doença, é preciso fazer uma avaliação da capacidade funcional do coração do indivíduo. Além de se estudar a história clínica dele, o médico precisa realizar alguns exames. São eles: clínico, eletrocardiograma em repouso, eletrocardiografia dinâmica, teste ergométrico, ecocardiograma em repouso e ecocardiograma associado a esforço ou procedimentos farmacológicos. Além disto, o especialista também pode requerer um estudo radiológico do tórax, cintilografia miocárdica e cinecoronarioventriculografia. De nome complicado, este último exame realiza uma avaliação do padrão evolutivo coronário.

Tratamento

Na ocorrência da cardiopatia grave, o tratamento deve ser feito por meio de remédios, por vezes, venosos. Também está prevista, conforme o caso, a colocação de balão intra-aórtico ou a realização de uma cirurgia para a correção do distúrbio de base nos casos de valvopatia, cardiopatia isquêmica ou congênita. Em casos mais graves da doença, é necessário realizar uma cirurgia de transplante cardíaco.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Mantenha seu coração em forma