Gravidez e Filhos

Você sonha em ter gêmeos? Saiba como aumentar suas chances e não perca mais tempo

Por Redação Doutíssima 17/04/2014

como ter gêmeosO sonho de muitos casais é ter filhos gêmeos. Muitos acreditam que depende da sorte, outros afirmam que ter filhos gêmeos depende da genética. Porém, apesar de parecer pura obra do acaso, muitos pais de gêmeos disseram que alguns fatores podem ter contribuído para a concepção múltipla. Alguns fatos não são cientificamente comprovados, mas não custa tentar, não é mesmo?

 

 

Como ter gêmeos: os riscos e as reais possibilidades

 

Os motivos do desejo dos casais pelos filhos gêmeos variam desde garantir que o filho tenha um irmão próximo durante a infância até simplesmente querer ter uma família grande. Ainda que nascimentos múltiplos ocorram em apenas 3% das gestações anualmente, experts afirmam que há algumas medidas que mulheres podem tomar para aumentar suas chances de terem gêmeos. Dieta, etnia, genética e estilo de vida podem ter um papel importante no aumento da probabilidade de ter uma gravidez múltipla.

Antes de tudo, é essencial ter em mente que, se você deseja ter múltiplos, você deve estar ciente dos fatores de risco para uma gestação múltipla, como pré-eclampsia e prematuridade, por exemplo.

Se você realmente deseja aumentar suas probabilidades de ter ter uma gravidez múltipla, confira abaixo nosso guia de como ter gêmeos.

 

 

Como ter gêmeos: Conheça seu histórico familiar

 

Se você tiver gêmeos na sua família, é possível que a condição seja hereditária. Porém, trata-se da gestação de gêmeos não-idênticos. Se sua mãe ou avó materna teve gêmeos fraternos, você pode ter herdado o gene da hiperovulação, aumentando a chance de conceber 2 ou mais de uma única vez.

 

 

Como ter gêmeos: Ganhe peso

 

Um estudo publicado na Faculdade Americana de Ginecologia e Obstetrícia relaciona o crescimento de gestações múltiplas com maiores taxas de obesidade. A pesquisa descobriu que mulheres com ICM a partir de 30 tiveram mais gêmeos do que as outras. Aqui também a estatística serve para gêmeos não-idênticos. A pesquisa mostrou que as mulheres acima do peso têm mais chances de ter gêmeos. Porém, mulheres acima do peso podem ter ovários policísticos, o que prejudica a ovulação.

 

 

 

Como ter gêmeos: Engravide mais tarde

 

Alguns estudos indicaram que mulheres mais velhas têm mais chances de ter gêmeos. Isto ocorre pois, quando o relógio biológico percebe que a mulher está envelhecendo, passa a liberar mais óvulos. Na verdade, 17% das mulheres acima dos 45 anos têm gêmeos. Porém, os riscos também aumentam, pois quanto mais tarde a gestação, maiores são os riscos de aborto, problemas gestacionais e anormalidades cromossômicas no bebê.

 

como ter gêmeos

Como ter gêmeos: Dieta com mandioca e laticínios

 

Não se sabe exatamente o por que, mas a tribo Yoruba no oeste da África tem a maior taxa de gêmeos no mundo. Um estudo concluiu que a dieta das mães era a causa, que era rica em mandioca. A casca dela contém um componente químico que induz a ovulação. Além disso, um estudo feito em 2006 descobriu que as mulheres que consomem mandioca diariamente têm 5 vezes mais chances de ter gêmeos.

 

 

Como ter gêmeos: Faça tratamento de fertilidade

 

Tratamentos para reprodução aumenta as chances de gêmeos. Medicamentos que estimulam a ovulação, como o Clomid, podem ajudar a ter uma gravidez múltipla. O mesmo ocorre com a fertilização in vitro. Não somente porque vários embriões são inseridos no útero da mãe ao mesmo tempo, mas também existe uma causa inexplicável de gêmeos monozigóticos (idênticos) ocorridos em gestações provenientes de fertilizações in vitro. Porém, geralmente os médicos não recomendam ou praticam este tratamento se a infertilidade não for diagnosticada.

 

 

Como ter gêmeos: Engravide durante a amamentação

 

Apesar de muitas pessoas ainda pensarem que, durante a amamentação, é impossível engravidar, uma grande quantidade de mães de gêmeos discordam. Uma pesquisa sugere a teoria de que a chance de múltiplos é maior quando a mulher engravida durante a amamentação. O Dr. Gary Steinman afirma que a mulher que engravida durante a amamentação tem 9 vezes mais chances de ter gêmeos do que a que não está amamentando.

 

 

Como ter gêmeos: Engravide tomando anticoncepcional

 

É isso mesmo! Apesar da proteção de 99.9% comprovada, esse 0.01% pode resultar em uma dupla maternidade. Às vezes a gravidez acontece quando a pílula não é tomada corretamente durante o ciclo. Em outros casos, a mistura hormonal de um medicamento em particular anula o efeito do anticoncepcional. Neste caso, isso pode até ocasionar uma hiperovulação, aumentando a chance de múltiplos.

 

Descubra como aumentar suas chances de engravidar:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

9 Coisas que você não sabia sobre cuidar de bebês gêmeos

Como engravidar de gêmeos

4 Dicas de preparação para uma gravidez de gêmeos

Como fazer bebês gêmeos dormirem ao mesmo tempo

Contra a infertilidade: Saiba mais sobre a Injeção Intracitoplasmática de Espermatozóides (ICSI)

Quero engravidar: 8 Mitos sobre a fertilidade

Não conte somente com a sorte: aprenda o que fazer para aumentar as chances de engravidar