Especialidades

Doenças do coração: saiba quais são as valvulopatias mais comuns e como elas se desenvolvem

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

Valvulopatias são doenças que atingem as válvulas cardíacas. Isto faz com que elas parem de funcionar corretamente, causando uma série de problemas ao organismo. Ao todo, o coração possui quatro válvulas: tricúspide, mitral, pulmonar e aórtica. Ao se abrirem e fecharem sempre que o coração bate, elas permitem a circulação do sangue.

Quando estas válvulas são lesionadas, podem ocorrer dois tipos de problemas. Um deles é a estenose, quando a válvula não abre corretamente, impedindo a passagem do sangue. O outro é a insuficiência, que se dá quando a válvula não fecha corretamente, provocando refluxo do sangue.

valvulopatias

Doenças trava o funcionamento das válvulas cardíacas e gera série de problemas.Foto: Shutterstock

A causa mais comum é a febre reumática, uma doença autoimune desencadeada por infecção bacteriana. Após a infecção, o organismo começa a fabricar auto-anticorpos que reagem contra o tecido das válvulas cardíacas. Outras causas frequentes são as cardiopatias congênitas, as endocardites e as miocardiopatias.

Os sintomas das valvulopatias podem ser caracterizados pela presença de sopros no coração, fadiga, falta de ar, dor no peito ou inchaço. No entanto, muitas pessoas que têm esta condição não apresentam sinais e nem qualquer tipo de problema cardíaco.

Em outros indivíduos, as valvulopatias podem piorar lentamente ao longo da vida, provocando problemas graves, como insuficiência cardíaca, derrame, coágulos sanguíneos ou morte súbita por parada cardiorrespiratória. Por meio de tratamento, é possível reduzir a evolução da insuficiência cardíaca e prevenir possíveis complicações.

Conheça os diferentes tipos de valvulopatias:

Valvulopatia tricúspide

Ocorre na válvula localizada entre o ventrículo e a aurícula direita, que permite a passagem de sangue entre estes dois locais do coração. As valvulopatias tricúspides surgem devido a infecções, como febre reumática ou endocardite, ou por hipertensão arterial pulmonar. O seu tratamento consiste no uso de medicamentos diuréticos, antibióticos e, em casos graves, pode ser necessária cirurgia para reparar ou substituir a válvula.

Valvulopatia mitral

Mais comum, surge devido a lesões na válvula que se localiza entre o ventrículo e a aurícula esquerda do coração. Os sintomas são a falta de ar, tosse, fadiga, náuseas, palpitações e aparecimento de inchaço nos pés e pernas. Medicamentos como diuréticos, anticoagulantes, antibióticos e antiarrítmicos são indicados no tratamento. A reparação da válvula danificada através de cateterismo cardíaco e a sua substituição cirúrgica por uma prótese podem ser buscadas nos casos mais graves.

Valvulopatia pulmonar

Menos frequente, ela surge devido a lesões na válvula que se localiza no lado direito do coração e que permite a passagem de sangue do coração para o pulmão. Os sintomas da doença só aparecem em estágio avançado, sendo comum inchaço das pernas, cansaço muscular, falta de ar e episódios de paragem do coração. O tratamento consiste sempre em cirurgia para tratar a lesão ou substituir a válvula.

Valvulopatia aórtica

É caracterizada por lesão na válvula localizada no lado esquerdo do coração, que permite a passagem de sangue entre o ventrículo esquerdo e a artéria aorta. Os sintomas da doença podem piorar com o tempo. Nas fases iniciais, são comuns as palpitações e a falta de ar. Já nas fases mais avançadas, pode ocorrer insuficiência cardíaca, dificuldade para respirar, perda de consciência, angina de peito e náuseas. O tratamento consiste em repouso, alimentação sem sal e uso de remédios diuréticos, digitálicos e antiarrítmicos. Em casos mais graves, pode ser necessário cirurgia para substituir a válvula aórtica.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Relação de uma gengiva saudável com o coração

Mantenha seu coração saudável cuidando de sua boca

Pesquisa liga calvice masculina à doença no coração

Sorrir faz bem ao coração, sistema respiratório e imunológico

Mantenha seu coração em forma

Poluição do ar favorece ataques cardíacos