Clínica Geral

Entenda a diferença entre alergia e intolerância alimentar: como identificar, tratar e prevenir

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

Muitas pessoas confundem a alergia e intolerância alimentar, porém, elas são problemas diferentes.

Alergia e intolerância alimentar: qual é a diferença?

 

A diferença entre alergia e intolerância alimentar baseia-se na reação do organismo quando ele entra em contato com um determinado alimento. Na alergia, o corpo dá uma resposta imunológica imediata. Já na intolerância, o que ocorre é que o organismo não é capaz de digerir ou metabolizar o alimento.

 

alergia e intolerância alimentar

 

Quando se trara de alergia alimentar, o corpo humano responde à ingestão do alimento como se ele fosse um agente agressor. Esta resposta é imediata e exagerada, mesmo se a quantidade do alimento for pequena.

Na intolerância alimentar, o organismo não é capaz de realizar a digestão do alimento, e isto faz com que o alimento se acumule no organismo.

 

Sintomas da alergia e intolerância alimentar

 

Alergia alimentar

  • Resposta imunológica
  • Sintomas imediatos
  • Testes cutâneos positivos
  • Pequena quantidade pode desenvolver a resposta
  • Pode ser provocado por alimentos como o camarão, amendoim ou proteínas do leite de vaca, por exemplo.

 

Intolerância alimentar

  • Dificuldade em digerir o alimento
  • Sintomas tardios
  • Testes cutâneos negativos
  • Quanto maior a quantidade mais sintomas
  • Pode ser provocado por alimentos como o leite de vaca (lactose), frutose ou glúten, por exemplo.

 

Em ambos os casos – de alergia e intolerância alimentar – o tratamento consiste na restrição total dos alimentos (em todas as suas formas) que provocam os sintomas.

 

Tratamento para alergia e intolerância alimentar

 

Alergia

alergia e intolerância alimentarO tratamento para a alergia alimentar é realizado através de uma dieta que restringe completamente os alimentos que provocam a reação alérgica. Além disso, o tratamento pode incluir a ingestão medicamentos de anti-histamínicos. A pessoa que possui alergias alimentares deve sempre ter o acompanhamento de um nutricionista ou gastroenterologista.

Quando uma pessoa sofre uma crise de alergia alimentar grave, ele pode sentir muita dificuldade em respirar, apresentando inflamações gástricas. Neste caso, o recomendado é que ele tome um medicamento para combater o choque anafilático. Uma aplicação de injeção de adrenalina pode ser realizada. Porém, se o paciente sofre apenas de reações cutâneas leves, basta ele tomar um medicamento anti-histamínico via oral.

Contudo, o acompanhamento e tratamento médico é essencial, em qualquer situação de alergia alimentar. Caso isto não seja feito, o paciente pode vir a desenvolver deficiências nutricionais, queda de cabelo, unhas fracas, pele deficiente, e má cicatrização, entre outros sintomas.

 

Intolerância

O tratamento para intolerância alimentar consiste em diminuir ou excluir completamente a ingestão de todos os alimentos (em todas as suas formas e receitas) que não sejam corretamente digeridos pelo organismo. Isto pode prejudicar um pouco a variedade nutricional do paciente, e por isso é importante que o médico ou nutricionista indique quais as substituições ele deverá fazer para garantir que seu corpo receba todos os nutrientes necessários, evitando carências nutricionais.

Caso o paciente não trate a intolerância alimentar, ele pode vir a apresentar sintomas como cansaço frequente, crises de enxaquecas e depressão.

 

Quer saber mais sobre alergia e intolerância alimentar? Então confira o vídeo abaixo:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Alergia ao ovo: entenda porque acontece

Mais simples e muito mais barato! Aprenda a fazer remédio caseiro para as alergias mais comuns

Alergia à gelatina: entenda porque acontece

20 Receitas deliciosas para quem tem intolerância a glúten. Aproveite para comer bem e sem medo!

Acabe com as dúvidas: a intolerância à lactose é doença?

Entenda a intolerância ao glúten

O que é intolerância à lactose?