Saúde Mental

Entenda o que são doenças psicossomáticas e como ela pode atingir você

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

Doenças psicossomáticas são doenças que envolvem a mente e o corpo. Algumas doenças físicas são pensadas por serem estarem propensas a serem agravadas por fatores mentais, como estresse e ansiedade. Seu estado mental atual pode afetar o quão ruim uma doença física é a qualquer momento.

doenças psicossomáticas

O que são as doenças psicossomáticas?

Até certo ponto, a maioria das doenças psicossomáticas são doenças que envolve a mente e o corpo.

Existe um aspecto mental para cada doença física. A maneira de reagir e lidar com a doença varia muito de pessoa para pessoa. Por exemplo, a erupção da psoríase não pode incomodar muito algumas pessoas. No entanto, a erupção cobrindo as mesmas partes do corpo em uma outra pessoa, pode fazê-la sentir-se deprimida e mais doente.

Podem existir efeitos físicos de uma doença mental. Por exemplo, com algumas doenças mentais em que você não consegue comer ou cuidada de si mesmo pode causar problemas físicos.

No entanto, o termo doenças psicossomáticas é usado principalmente para significar “uma doença física que se pensa ser causada ou agravada por fatores mentais”. Como por exemplo doenças que podem ser agravadas por estresse e ansiedade. Como por exemplo, a psoríase, eczema, úlceras de estômago, pressão alta e doenças cardíacas.

Pensa-se que a parte física real da doença ( o grau de eritema, o nível da pressão sanguínea, etc) pode ser afetada por fatores mentais. Isto é difícil de provar. No entanto, muitas pessoas com estas e outras doenças físicas dizem que seu estado mental atual pode afetar o quão ruim a sua doença física é a qualquer momento.

Algumas pessoas também usam o termo desordem psicossomáticas para tratar as doenças psicossomáticas em que fatores mentais causam sintomas físicos, mas quando não há doença física. Por exemplo, uma dor no tórax pode ser causado por stress sem nenhum resquício de doença física encontrado.

Como a mente consegue afetar doenças físicas?

 

doenças psicossomáticas

Já sabemos que a nossa mente é capaz de causas sintomas físicos. Por exemplo, quando estamos com medo ou ansiosos podemos desenvolver:

  • Um ritmo cardíaco acelerado
  • Um coração com palpitação
  • Sensação de enjôo (náuseas)
  • Agitação (tremor)
  • Boca seca
  • Suor
  • Dor no peito
  • Nó no estômago
  • Respiração rápida

 

Estes sintomas físicos, ocorrem devido ao aumento da atividade de impulsos nervosos enviados a partir do cérebro de várias partes do corpo e da libertação de adrenalina para a corrente sanguínea quando estamos ansiosos.

No entanto, a forma exata que a mente pode causar alguns outros sintomas não é clara. Além disso, a maneira em que a nossa mente pode afetar doenças físicas reais (erupções cutâneas, pressão arterial, etc) também não é comprovada.

Quais são os tratamentos para as doenças psicossomáticas?

 

Cada doença possui suas próprias opções de tratamento. Para as doenças físicas, tratamentos físicos, como a meditação ou operações geralmente são os mais importantes. No entanto, profissionais de saúde normalmente irão tentar tratar uma pessoa como um todo e levar em conta fatores mentais e sociais que podem estar contribuindo para a doença.

Portanto, os tratamentos para aliviar o stress, ansiedade, depressão, etc pode ajudar se eles são os suspeitos por agravar a sua doença.

Seu estado mental atual pode afetar o quão ruim uma doença física é a qualquer momento.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

 

Saiba mais:

Veja alguns sintomas de que você sofre de ansiedade

Isquemia cardíaca pode matar! Saiba como identificar a doença e as formas de tratamento

Saiba mais sobre doença atópica

Entenda o que é hematologia e quais são as principais doenças do sangue

6 Atividades relaxantes e anti-estressantes

Eritema infeccioso: tudo o que você precisa saber sobre esse problema. Diagnóstico, sintomas e tratamento

Saúde mental e doenças de pele: uma relação ainda mais evidente