Dica do Nutricionista

Fortaleça seus ossos e dentes com estes 10 Alimentos ricos em cálcio

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

O cálcio é um nutriente indispensável para a saúde dos nossos ossos e dentes.

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, a ingestão diária de cálcio recomendada é de 1000g para um adulto, já para as crianças, a quantidade indicada é em média 700g. O consumo do nutriente deve ser aumentado conforme o crescimento, gestação e também durante o período de amamentação.

Alguns alimentos podem prejudicar a absorção do nutriente pelo nosso organismo, é o caso dos alimentos como o café, chocolate, refrigerantes e o chá-mate. Portanto, é preciso evitar a ingestão deles em conjunto com o cálcio.
E para garantir que o processo de absorção seja realizado de maneira correta pelo nosso organismo, o ideal é combinar o mineral com fibras durante a maior parte das refeições diárias.

 

alimentos ricos em calcio

Quais são as principais fontes de cálcio?

 

É só ouvir a palavra cálcio para logo pensarmos na maior fonte que conhecemos, o leite. Porém, muita gente nem imagina que existe uma enorme variedade de alimentos ricos em cálcio tanto quanto ele.
As principais fontes do nutriente são peixes como o bacalhau, a sardinha; vegetais verdes escuros tais como espinafre, agrião e brócolis e alimentos integrais como os cereais.

 

alimentos ricos em calcio

Alimentos ricos em cálcio

 

Sardinha – É um peixe barato e fácil de ser encontrado. Rico em ômega 3 (tipo de gordura benéfica para o coração), a sardinha também é um alimento que possui grande quantidade de cálcio.

Aveia – Frequentemente consumida por pessoas com problemas de trânsito intestinal, a aveia é um alimento que pode ser incluso na dieta de quem quer perder peso devido ao seu baixo valor calórico. Aproveite os benefícios de mais um dos alimentos ricos em cálcio Seja no café da manhã com leite ou frutas ou mesmo em receitas de pães ou bolos.

Salmão – Além do sabor apreciado por muitos, o salmão é rico em ômega 3, que ajuda a prevenir doenças como infarto e hipertensão.

Linhaça – Fonte abundante em ômega 3, a linhaça também esta entre os alimentos ricos em cálcio, mas o seu consumo deve ser moderado devido à grande quantidade de calorias que ela possui.

Brócolis – Verdinho e saboroso é uma excelente fonte do nutriente.

Espinafre – Lembra do famoso marinheiro Popeye que comia espinafre para ter energia? O espinafre é rico em ferro e em cálcio.

Tofu – Alimento derivado da soja, o tofu é fonte de proteínas e magnésio e possui maior quantidade de cálcio do que o leite.

Laranja – E é claro que não poderia ficar fora da lista dos alimentos ricos em cálcio. Além de ser rica em vitamina C, a laranja também possui potássio e beta caroteno.

Quinoa – Fonte de potássio, zinco e preoteinas, o quinoa também faz parte dos alimentos ricos em cálcio.

Frutas secas – Fonte de ômega 3, fibras e proteínas, as frutas secas também possuem grande concentração de cálcio. Entretanto o seu consumo delas deve ser moderado devido ao alto teor calórico.

 

Saiba mais sobre o assunto através do vídeo abaixo:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Descubra os sintomas da falta de cálcio

Leite: descubra porque ele é a melhor fonte de cálcio

Vitamina C injetável ajuda no tratamento contra o câncer

6 Verdades e mentiras sobre o leite

Ômega-3 encontrado nos peixes contribui para a longevidade

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-la

Como evitar a osteoporose