Clínica Geral

Google lançará lente de contato inteligente que pode mudar a vida dos diabéticos

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

A essa altura, você já deve ter escutado falar sobre os óculos de vidro do Google, os óculos nerd-chic que exibem informações para o usuário através de um pequeno prisma. Agora, há a lente de contato inteligente do Google.

O efeito da lente de contato inteligente é de monitorar continuamente os níveis de glicose dos diabéticos através das suas lágrimas de modo que possam controlar a doença mais facilmente.

lente de contato inteligente

O projeto da lente de contato inteligente ainda está nos estágios iniciais, mas pode tornar-se uma realidade para os consumidores nos próximos cinco anos.

As lentes protótipo incorporam chips sem fio e sensores minúsculos de glicose prensados entre duas camadas de material macio de lente de contato. Um pequeno orifício na lente permite que lágrimas escoem no sensor para medir os níveis de açúcar no sangue, uma vez a cada segundo – uma maneira muito menos dolorosa e perturbadora para verificar o açúcar no sangue do que as picadas no dedo.

O Google diz que os componentes eletrônicos na lente de contato inteligente são tão pequenos que parecem serem partículas de brilho, e sua antena sem fio é mais fina do que um cabelo humano. Para trazer este conceito para a realidade, o Google trouxe recentemente as lentes para o “U.S. Food and Drug Administration”, e os estudos clínicos independentes iniciais começaram.

Como próximo passo, o Google está trabalhando em colocar luzes LED no interior da lente de contato inteligente. Luzes que piscam quando os níveis de açúcar estão fora de uma gama saudável.

A lente de contato inteligente sai do laboratório de pesquisa secreto do Google e foi recentemente discutida em um post no blog dos co-fundadores do projeto Brian Otis e Babak Parviz. O Google oferece a seus pesquisadores, muita liberdade e financiamento para realizar seus projetos.

Tanto Parviz quanto Otis eram membros da faculdade de engenharia elétrica da Universidade de Washington antes de se mudarem para o Google. Parviz inicialmente chamou a atenção dos fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, com um artigo sobre a possibilidade da lente de contato inteligente que poderei projetar imagens para o olho do usuário.

lente de contato inteligente

Como a lente de contato inteligente funciona?

Otis e a equipe do Google trabalhou duro para desenvolver eletrônicos pequenos e de baixa potência, alavancando a inovação na indústria de semicondutores que visa tornar os celulares menores e mais poderosos.

Otis utilizou engenharia avançada para obter circuitos internados e um sensor de glicose em um espaço tão pequeno. Ele incorporou um sistema para puxar energia das entradas de ondas de rádio frequência para alimentar o dispositivo com energia suficiente para coletar e transmitir a leitura de glicose. Os componentes eletrônicos embutidos circulam a parte exterior da lente para que não obscureça a visão de um paciente.

Mas esta não é a primeira vez que essa idéia surgiu. Ainda na Universidade de Washington, Parviz colaborou com a Microsoft na idéia, mas a Microsoft não levou o projeto adiante. Outras alternativas de monitoramento para os níveis de glicose estão sendo pesquisados, inclusive métodos infravermelhos ou testes de saliva ou respiração.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Diabetes e doces: Comer menos doces para uma vida mais saudável

Café reduz o risco de diabetes tipo 2

Diabetes: conheça os tipos de insulina para baixar a glicose

Como largar o vício pelo açúcar: dicas de alimentação

Conheça a farinha de banana verde: emagrece e reduz risco de diabetes

Saiba quais são as consequências da diabetes gestacional não controlada

Tenho diabetes: O que preciso saber quando vou ao dentista?