Medicamentos

Para bater mais forte: saiba quais são os remédios mais utilizados contra a insuficiência cardíaca

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

A insuficiência cardíaca é uma doença crônica na qual o coração não consegue mais bombear sangue de maneira suficiente para o resto do corpo. Isto acontece quando o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração adequadamente ou quando os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente.

Em ambas as situações, o bombeamento do coração está comprometido, o que pode fazer com que o sangue retorne a outras áreas do corpo, causando acúmulo de líquido nos pulmões, no fígado, no trato gastrointestinal e nos braços e pernas. Em consequência disto, ocorre a falta de oxigênio e de nutrientes para os órgãos, prejudicando e reduzindo a sua capacidade de trabalhar adequadamente.

insuficiência cardíaca

Com tratamento, insuficiência cardíaca pode deixar menos marcas na rotina diária. Foto: Shutterstock

Por meio de tratamento adequado, é possível melhorar a qualidade de vida e aumentar a sobrevida de quem convive com a insuficiência cardíaca. Estes benefícios provêm de múltiplas medidas não medicamentosas e de diferentes medicações, as quais podem, inclusive, serem administradas em associação.

Tratando a insuficiência cardíaca

Veja, a seguir, quais são os remédios mais utilizados para o enfrentamento desta doença:

Digoxina: substância cardiotônica e antiarrítmica indicada para tratar problemas cardíacos, como arritmias. É proveniente da planta Digitalis lanata, tendo efeito inotrópico positivo, aumentando a força de contração cardíaca. O medicamente pode ser administrado por via oral ou intravenosa.

Espironolactona: diurético poupador de potássio, que impede que o organismo absorva uma grande quantidade de sal, prevenindo que os níveis de potássio fiquem muito baixos. Também é utilizado no tratamento de retenção de fluídos em pessoas com insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado, rim ou de uma desordem chamada síndrome nefrótica. A medicação também tem a função de tratar ou prevenir a hipocaliemia, que reduz os níveis de potássio no sangue.

Hidroclorotiazida: é um diurético usado principalmente por pacientes portadores de insuficiência cardíaca leve, também sendo indicado para tratamento de hipertensão arterial sistêmica. O medicamento serve para aumentar a quantidade de urina, eliminando sal e água do nosso organismo.

Enalapril: é um medicamento anti-hipertensivo e vasodilatador de uso oral, que age no organismo de forma a aumentar a excreção de líquidos e diminuindo a resistência dos vasos. Pode ser administrado isoladamente, como tratamento inicial da insuficiência cardíaca, ou associado a outros anti-hipertensivos, particularmente os diuréticos.

Metoprolol: medicamento de uso oral e injetável, conhecido comercialmente como Lopressor. O metoprolol age de maneira a manter o ritmo e a pressão cardíaca estáveis, sendo muito eficaz no tratamento de indivíduos com hipertensão e demais problemas cardíacos. É um bloqueador seletivo de receptores beta-1 adrenérgicos, podendo ser usado em todas as classes funcionais de insuficiência cardíaca.

Restrição a sal e água

Além do uso de diuréticos, anti-hipertensivos e medicamentos que aumentam a força cardíaca, o tratamento deve ser feito com restrição de sal e água. Para melhor resultado da ação terapêutica, também se recomenda a prática de exercícios, sempre de maneira supervisionada, além do controle da pressão arterial e da proibição de consumo de cigarro e álcool. Dependendo do nível da insuficiência cardíaca, poderá haver necessidade de transplante cardíaco.

https://www.youtube.com/watch?v=y2_Uc59XTZI

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Relação de uma gengiva saudável com o coração

Mantenha seu coração saudável cuidando de sua boca

Pesquisa liga calvice masculina à doença no coração

Sorrir faz bem ao coração, sistema respiratório e imunológico

Mantenha seu coração em forma

Poluição do ar favorece ataques cardíacos