Clínica Geral

Saiba quais são os sintomas do lúpus e como fazer para controlá-los

Por Redação Doutíssima 18/04/2014

Provocado por um desequilíbrio do sistema imunológico, o lúpus é uma doença autoimune rara que afeta vários órgãos e sistemas do corpo. Por meio dela, os anticorpos, que deveriam defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos, atacam as próprias células do corpo, trazendo complicações para o portador da doença. Conheça os sintomas do lúpus e saiba como tratar.

sintomas do lúpus

Lúpus afeta mais mulheres do que homens. Foto: Shutterstock

Mais frequente nas mulheres do que nos homens, a doença tem forte traço genético. Os sintomas do lúpus costumam ser diagnosticados entre os dez e os 40 anos de idade. A identificação da doença, contudo, tende a ser demorada. Isto se deve ao fato de o lúpus possuir múltiplas formas de manifestação clínica, já que leva a defesa imunológica a se voltar contra o próprio organismo, incluindo pele, articulações, fígado, coração, pulmão, rins e até o cérebro.

Por incitar a fabricação de substâncias nocivas ao organismo, fazendo com que os anticorpos – mecanismos de defesa – passem a agir como um instrumento de autoagressão, a patologia exige tratamento cuidadoso, que deve ser realizado por médicos especialistas.

Desde que tratadas adequadamente, as pessoas portadoras desta doença têm condições de levar uma vida normal. Já aquelas que não buscam um tratamento adequado podem ter complicações gravíssimas para sua saúde, as quais têm potencial de se transformar em incompatíveis com a vida.

Sintomas do lúpus

Dois dos principais sintomas que podem se apresentar como indícios de a pessoa está com lúpus referem-se à mucosa bucal. Pequenas úlceras na boca, entre outras lesões orais importantes, são comuns na fase inicial da doença. Também pode ser registrada a mucosite, uma lesão inflamatória provocada por fatores como a estomatite aftosa recorrente (o aparecimento de aftas de repetição na boca).

Outro indício envolve a chamada “asa de borboleta”, uma lesão que surge nas regiões laterais do nariz e prolonga-se em sentido horizontal pela região malar no formato da asa de uma borboleta. A lesão, de cor avermelhada, apresenta um aspecto clínico descamativo. Ou seja, no caso de ser raspada, a pele descama em grande profusão.

A fotossensibilidade é outro dos sintomas do lúpus. Por isso, é preciso investigar se o indivíduo já apresentou problemas ao se expor à luz do sol. Caso positivo, o médico provavelmente ficará sabendo que as mínimas exposições aos raios ultravioletas provocam queimaduras intensas na pele, especialmente no rosto e na região dorsal. Pequenas feridas na boca e no nariz também podem ser observadas neste processo.

Dores articulares

Outro critério que deve ser levado em consideração diante da suspeita de lúpus são as possíveis dores articulares, como aquelas que atingem as juntas e que tem, geralmente, caráter não inflamatório. Mas claro: nem todas as dores articulares são sintomas de lúpus.

Neste quesito, deve-se analisar se a dor articular é assimétrica e itinerante, assim como se ela se manifesta, preferencialmente, nos membros superiores e inferiores de um só lado do corpo, migrando de uma articulação para outra. A doença acomete punho, cotovelo, ombro e dedos das mãos, como se fosse um quadro de artrite reumatoide.

Além destes indícios, o lúpus também pode apresentar febre, manchas na pele, fadiga, dificuldade de respirar, taquicardia, tosse seca, anemia, inchaço, perda do apetite, ansiedade, cefaléia, convulsões, depressão, patologias reumatológicas, renais e do sangue e pode gerar doenças do aparelho respiratório.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Bactéria é risco em alimentos no verão

Descoberta bactéria anti-obesidade

Cientistas descobrem benefícios das bactérias para a saúde

Endocardite bacteriana: a morte pela boca

Mutações genéticas podem impedir infecções causadas por microbactérias

Você conhece o evidenciador de placa bacteriana?

Tudo o que você queria saber sobre a KPC, a superbactéria