A angina é o principal sintoma das doenças coronarianas e é caracterizada por uma sensação de dor ou aperto no peito, que dura entre 10 e 20 minutos, aproximadamente. E, embora muita gente o desconheça, existe um remédio caseiro para angina. Você sabia?
A doença surge, de forma inicial, quando o paciente realiza algum esforço físico. Conforme se dá o agravamento da doença coronariana, está previsto ocorrer sinais de dor até mesmo durante períodos de repouso.
A dor é um indicativo de que a circulação sanguínea dentro dos vasos do coração do indivíduo não está adequada. Nestes casos, é possível que placas formadas por ateroma (gordura), localizadas no interior das artérias, estejam dificultando a passagem de sangue nos vasos que irrigam o músculo do coração.
Nestas condições, como o sangue não chega em quantidade suficiente ao músculo, o oxigênio transportado em quantidades pequenas para a manutenção do trabalho cardíaco, o que acaba gerando a dor no peito.
Remédio caseiro para angina
Para esse enfrentamento, pode-se inclusive utilizar um remédio caseiro para angina – e bem fácil de preparar. Por causa da sua grande quantidade de fibras, os talos de alface ajudam a combater o colesterol. Assim, eles impedem que a gordura se aloje nas paredes das artérias, formando placas de ateroma.
Aprenda a fazer esta receita em sua casa:
Ingredientes: 60 gramas de talos de alface e 1 litro de água.
Modo de preparo: coloque os ingredientes em uma panela e deixe ferver por alguns minutos. Tampe, espere ficar morno, coe e beba uma xícara. Você pode tomar até quatro xícaras deste chá por dia.
Plantas medicinais
Há, ainda, algumas plantas medicinais que podem ser eficazes para diminuir o colesterol, como o gengibre, a cúrcuma, o mirtilo, o manjericão, a tília, o alcaçuz e o extrato de sementes de uva preta.
Estas plantas são indicadas para complementar o tratamento da angina, por serem ricas em propriedades antioxidantes, as quais atuam no organismo de forma a evitar o surgimento de lesão nas artérias, além de baixar os níveis de colesterol e de diminuir o risco de acidente vascular cerebral (AVC) e de ataque cardíaco.
Acompanhamento médico
O remédio caseiro para angina tem grande valor, assim como o uso de plantas medicinais. No entanto, não se prenda a estas soluções e fique atento: é fundamental procurar um médico ao perceber sinais de dor no peito. Só este especialista poderá fazer o diagnóstico adequado da sua condição e verificar a presença ou não de patologias vinculadas ao coração.
Vale destacar que a doença coronariana é resultado da formação de placas de aterosclerose, que são placas de tecido fibroso e colesterol, as quais crescem e se acumulam na parede dos vasos a ponto de dificultar ou mesmo de impedir a passagem do sangue.
O tratamento para a doença coronariana varia de acordo com o grau de comprometimento do quadro de saúde do paciente. Alguns casos podem ser tratados apenas com a adoção de uma dieta específica, aliada a exercícios físicos.
Já outros pacientes irão precisar tomar medicamentos, controlar pressão, o diabetes e a obesidade. Em casos tidos como mais graves, o médico poderá indicar um cateterismo cardíaco e, se julgar necessário, poderá realizar uma angioplastia ou uma cirurgia de revascularização do miocárdio.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Arritmia cardíaca tem cura, mas é preciso diagnosticar no início e começar logo o tratamento
Entenda como funciona a polissonografia e quais doenças este exame pode detectar
Nutricionista explica de maneira prática, quais os 5 lanches saudáveis e práticos para o dia a dia
Renato Aragão: entenda o que causa o infarto agudo do miocárdio e como evitar
Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)
Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais