Medicamentos

Novo bafômetro detecta doenças ao invés de álcool. Saiba como funciona esse aparelho

Por Redação Doutíssima 21/04/2014

Bafômetro que detecta doenças ao invés do álcool:

bafômetro detecta doenças

O bafômetro que conhecemos está evoluindo e ganhando funções várias. Além de verificar o nível de álcool no organismos de indivíduos que tenham exagerado na dose na festinha da noite anterior, ele será também capaz de detectar doenças. Isso mesmo: através de um elaborado sistema de leitura de gases que emitimos ao respirar, ele poderá diagnosticar diversas intempéries orgânicas que possam afetar nosso organismo.

Como ele funciona?

Ele armazena o ar exalado por um paciente e ativa um laser quântico nessa porção de ar. Todos os compostos gasosos ali presentes serão rapidamente analisados e classificados de acordo com padrões específicos, processo este conhecido por espectroscopia.

O que ele poderá identificar?

Segundo a empresa criadora do aparelho, a Toshiba, ele poderá indicar diabetes – através da acetona presente na respiração do paciente – problemas intestinais através do metano e, claro, poderá medir o nível de álcool metabolizado pelo paciente através da presença de acetaldeído. A meta é que ele também seja capaz de identificar isótopos de dióxido de carbono, elemento mui presente entre pacientes portadores de gastrites ou úlceras. E não para por aí: espera-se também que ele possa ajudar no aconselhamento da rotina de exercícios físicos e no consumo de nutrientes que porventura estejam em falta no organismo do usuário.

bafômetro detecta doenças

De onde veio a ideia?

De longe e de muito antigamente. Segundo Hipócrates, considerado o pai da medicina desde a Grécia Antiga, era (e é, pelo visto!) diagnosticar algumas doenças do fígado através do hálito do paciente afetado. Pesquisadores da saúde vêm há muito tempo tentando consolidar o diagnóstico médico através da respiração e já chegaram até mesmo a usar cães especialmente treinados para detectar câncer do pulmão valendo-se apenas do ar expelido pelos pacientes.

Quando ele chegará nos consultórios?

A Toshiba vem estudando mais profundamente as habilidades desse “bafômetro high-tech” e começará sua produção em massa em 2015. Vai demorar um pouquinho mas valerá a pena, pois num simples suflar uma série de outros exames demorados e caros poderão ser evitados.O bafômetro que conhecemos está evoluindo e ganhando funções várias. Além de verificar o nível de álcool no organismos de indivíduos que tenham exagerado na dose na festinha da noite anterior, ele será também capaz de detectar doenças. Isso mesmo: através de um elaborado sistema de leitura de gases que emitimos ao respirar, ele poderá diagnosticar diversas intempéries orgânicas que possam afetar nosso organismo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais: