Saúde Mental

Pode ser a cura para a depressão? Rezar e meditar ajudam na luta contra a depressão, dizem especialistas

Por Redação Doutíssima 21/04/2014

Especialistas americanos acreditam que rezar e meditar são atividades que nos afastam da depressão. Sabemos que muitos fatores negativos gravitam em torno de nós constantemente: seja o stress, a ansiedade, o medo ou mesmo o cansaço. Tudo isso nos deixa sujeitos à depressão. E para lidar com todos os problemas do dia a dia, é preciso que tenhamos um momento de escapada espiritual. Mesmo que não seja possível se deslocar fisicamente, podemos guiar nossa mente a lugares de paz. Então, por que não tentar rezar e meditar?

rezar e meditar

 

 

Rezar e meditar pode ser a cura para a depressão

 

Alguns cientistas norte-americanos estão de acordo com o uso de atividades como rezar e meditar para tratar a depressão. De acordo com pesquisadores da Universidade de Columbia (Nova York-EUA),  a prática regular de atividades causam um espessamento do córtex cerebral, o que ajuda a proteger contra os distúrbios psicológicos, especialmente em pessoas predispostas a sofrerem com essas doenças.

Para Lisa Miller, psicóloga e diretora do “Institut Mind Body Spirituality” (Instituto mente, corpo e espiritualidade) da Universidade de Columbia (EUA), nos períodos de depressão, o córtex cerebral tende a se afinar. Para ela, os exercícios de meditação produzem o efeito oposto, fazendo o córtex engrossar. Rezar e meditar, dar um significado espiritual ou religioso para sua vida, ajudaria o seu cérebro a combater a depressão.

rezar e meditarPara demonstrar esta hipótese, os cientistas analisaram 103 pessoas com depressão induzida. Eles perguntaram aos voluntários se eles gostavam de rezar e meditar, se eram ligados a  algum tipo de espiritualidade. Depois de analisar a ressonância magnética dos participantes, os pesquisadores chegaram a uma conclusão: os participantes que dão importância para a espiritualidade tem um córtex mais grosso do que os outros.

Esse estudo foi publicado em 25 de dezembro de 2013 e é o primeiro relatório sobre a possível correlação entre o efeito protetor da espiritualidade ou da religião contra a depressão. A psicóloga Lisa Miller e sua equipe já haviam realizado estudos anteriores sobre o mesmo assunto, que foram publicados no “American Journal of Psychiatry” (Jornal americado de psiquiatria) no qual os investigadores haviam identificado uma diminuição de 90% na depressão em adultos que tinham alguma conexão com a espiritualidade pela pratica de rezar e meditar.

No vídeo abaixo, você vai descobrir algumas técnica simples de meditação contra o estresse e a depressão. Esses exercícios podem ser feitos por qualquer pessoa, mesmo por quem nunca praticou a meditação antes. Experimente!

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Como meditar deitado

Os benefícios da meditação

Guia da meditação em 3 minutos

Ter fé ajuda no tratamento de câncer?

Aprenda a identificar a depressão infantil

7 lugares do seu dia-a-dia perfeitos para meditar

A força da natureza: saiba mais sobre os benefícios dos calmantes vegetais para o seu dia-a-dia