Clínica Geral

Saiba quais são os medicamentos usados no tratamento para insuficiência cardíaca e como eles funcionam

Por Redação Doutíssima 21/04/2014

O coração é formado por duas metades. Quando uma dessas cavidades falha como bomba, não sendo capaz de guiar adiante o sangue que recebe, caracteriza-se a insuficiência cardíaca. Abaixo vamos descobrir qual é o tratamento para insuficiência cardíaca e o que leva a essa incapacidade do coração de efetuar suas funções adequadamente.

Em geral, a insuficiência cardíaca é consequência de outras enfermidades – do próprio coração ou de outros órgãos. Há dois tipos: a aguda e a congestiva. A insuficiência cardíaca aguda é um acontecimento súbito e catastrófico, que ocorre devido a qualquer situação que torne o coração incapaz de uma ação eficaz. Trata-se de uma situação grave, que exige tratamento médico emergencial.

tratamento para insuficiência cardíaca

Remédios podem prolongar por anos a vida de paciente de insuficiência cardíaca. Foto: Shutterstock

Em geral, ela ocorre por consequência de um infarto do miocárdio ou uma arritmia severa do coração. Já a insuficiência cardíaca congestiva pode aparecer de modo agudo, mas geralmente se desenvolve gradualmente. Como é uma condição crônica, possibilita a adaptação do coração e, assim, uma vida prolongada.

Causas da insuficiência cardíaca

As principais causas de insuficiência cardíaca são:

– Doenças que podem alterar a contratilidade do coração, como a doença aterosclerótica do coração.

– Doenças que exigem um esforço maior do músculo cardíaco, como ocorre na hipertensão arterial ou na estenose da válvula aórtica. Doenças pulmonares, como o enfisema, também podem levar à insuficiência cardíaca.

– Doenças que podem fazer com que uma quantidade maior de sangue retorne ao coração, como o hipertireoidismo, a anemia severa e as doenças congênitas do coração.


Os sintomas da insuficiência cardíaca congestiva variam conforme a natureza do estresse ao qual o coração é submetido, da sua resposta, bem como de qual dos ventrículos está mais envolvido. O ventrículo esquerdo costuma falhar antes do direito, mas às vezes os dois estão insuficientes simultaneamente.

Falhando o ventrículo esquerdo, o território que congestiona é o pulmonar. Isso explica a falta de ar, que de início surge aos grandes esforços. Falhando o ventrículo direito, surge o edema, principalmente das pernas e do fígado, além de outros órgãos, tudo provocado pelo acúmulo de líquidos nesses órgãos.

O médico faz o diagnóstico da insuficiência cardíaca por meio de um exame clínico, com ausculta cardíaca e pulmonar e observando se há edema das pernas. Pode ainda recorrer a exames complementares, como radiografia de tórax e ecocardiografia.

Tratamento para insuficiência cardíaca

No tratamento para insuficiência cardíaca, o médico conta com medicamentos como a digoxina (substância cardiotônica e antiarrítmica que aumenta a força de contração cardíaca), a espironolactona (diurético que impede que o organismo absorva uma grande quantidade de sal), a hidroclorotiazida (diurético que aumenta a quantidade de urina, eliminando sal e água do corpo), o enalapril (anti-hipertensivo e vasodilatador que amplia a excreção de líquidos e diminui a resistência dos vasos) e o metoprolol (bloqueador seletivo de receptores beta-1 adrenérgicos que mantém ritmo e pressão cardíaca estáveis).

Além deles, no tratamento para insuficiência cardíaca, também são utilizados outros remédios que agem diretamente no músculo cardíaco ou que corrigem as arritmias existentes. Para melhor resultado, recomenda-se a prática de exercícios físicos.

Com essas medidas, o devido tratamento para insuficiência cardíaca pode prolongar por anos a vida do paciente. Apenas em casos gravíssimos e, como última solução, é preciso recorrer ao transplante cardíaco.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Arritmia cardíaca tem cura, mas é preciso diagnosticar no início e começar logo o tratamento

Glossário: Arritimia Cardíaca

Entenda como funciona a polissonografia e quais doenças este exame pode detectar

Nutricionista explica de maneira prática, quais os 5 lanches saudáveis e práticos para o dia a dia

Renato Aragão: entenda o que causa o infarto agudo do miocárdio e como evitar

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Doutor explica o que acontece quando você lê seus exames laboratoriais