A obesidade é uma síndrome que se caracteriza pelo acúmulo excessivo de gordura no organismo, acima de 20% do peso considerado ideal para um indivíduo, de acordo com sua estatura.
Apesar de existirem hoje muitas possibilidades de tratamento para a obesidade, esse mal vem atingindo cada vez mais brasileiros. Porém, ela tem cura. Conheça algumas formas de tratamento para obesidade.
Tipos de tratamento para obesidade
O tratamento para obesidade pode ser feito à base de uma alimentar, da prática regular de exercícios físicos, e também a partir da ingestão de medicamentos (como a Sibutramina). Contudo, em casos mais extremos, uma cirurgia de redução do estômago ou a colocação de um balão intragástrico pode ser indicada.
Tratamento cirúrgico
O tratamento cirúrgico para obesidade deve sempre ser a última opção terapêutica, pois este procedimento envolve alguns riscos. Algumas opções de cirurgia para obesidade são:
Redução de estômago: O médico retira parte do estômago, diminuindo a quantidade de alimento que ele poderá suportar, fazendo o paciente emagrecer com menos esforços.
Balão intragástrico: Feito de silicone e preenchido com soro fisiológico, o balão fica no estômago do paciente de 6 a 8 meses conferindo uma sensação de saciedade, assim o indivíduo come menos, podendo perder de 20 a 25 kg durante estes meses. Sua colocação e retirada podem ser feitas sob sedação em uma clínica ou hospital.
Bypass gástrico: Consiste em fazer uma ligação direta entre a parte superior do estômago e o intestino delgado. Desta forma parte dos alimentos não começam a ser digeridos no estômago, mas sim no intestino delgado, fazendo com que o paciente se sinta saciado mais rapidamente.
Tratamento medicamentoso
O tratamento para obesidade à base de medicamentos deve ser orientado pelo médico endocrinologista após avaliar o estado de saúde do paciente. Alguns exemplos de remédios para obesidade são:
Xanax;
Xenical;
Biomag;
Desobesi.
Estes medicamentos ajudam a cortar o apetite e ajudam a combater a gordura acumulada. Eles costumam atingir ótimos resultados, mas devem ser utilizados apenas sob orientação médica – pois possuem contraindicações e efeitos colaterais fortes, como dor de cabeça, insônia, boca seca e ansiedade generalizada.
Tratamento nutricional
O tratamento para obesidade nutricional é de extrema importância. Sem a orientação do médico ou nutricionista, o paciente pode consumir alimentos não indicados, comprometendo assim sua perda de peso. Além disso, um tratamento para a obesidade sem o acompanhamento profissional pode fazer com que o paciente volte a engordar após um curto período de tempo. O ideal é que o paciente seja observado pelo nutricionista semanalmente, para que este possa adequar a dieta, corrigindo vícios e maus hábitos alimentares.
Veja o que o Dr. Drauzio Varella tem a dizer sobre a obesidade:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!
Saiba mais:
Contra a obesidade: conheça os benefícios do exercício físico na perda de peso
Obesidade infantil: dicas de exercícios para movimentar as crianças
Acabe com a obesidade! Dicas para mudar a alimentação e rotina
Vença a obesidade para emagrecer em 2014
Dúvida do leitor: somente exercícios podem resolver o problema de obesidade?
Obesidade na mulher causa problemas na bexiga e leva à incontinência urinária