Motivação > Saúde Mental

Dúvida do leitor: Trabalho com minha esposa. É possível conciliar trabalho com a vida pessoal?

Por Redação Doutíssima 22/04/2014

Trabalhar com seu parceiro, seja na mesma empresa ou porque você decidiu montar o seu próprio negócio, pode ser um prazer, mas também uma provação! É preciso ter jogo de cintura e aprender a conciliar trabalho com a vida pessoal Ser colegas de trabalho e amantes nem sempre é fácil. Descubra essas dicas da especialista em relacionamentos Michèle Montagnon e da psicóloga clínica Yvonne Poncet-Bonissol, para conciliar trabalho com a vida pessoal.

conciliar trabalho com a vida pessoal

 

Aprendendo a conciliar trabalho com a vida pessoal

 

Separe a vida privada do seu relacionamento profissional

Se você quiser trabalhar com o seu parceiro, é fundamental aprender a conciliar trabalho com a vida pessoa, separando o relacionamento profissional da vida privada, diz Michèle Montagnon. Isto pode parecer óbvio, mas é muito complicado! Vocês não podem ser marido e mulher durante a jornada de trabalho, são apenas colegas de trabalho. É um processo que deve ser aprendido e praticado. Evitem falar dos problemas de casa no trabalho e vice-versa.

 

Cuidados ao distribuir as funções

Quando se quer trabalhar com o parceiro, você tem que ter muito cuidado quando fizer a distribuição de tarefas e funções, dependendo das habilidades e preferências de cada um. Não se deve cair no estereótipo: a mulher cuida das tarefas administrativas e da contabilidade (ou secretária), e o homem faz o resto! Todos devem gostar do que você fazem e aproveitarem de suas qualidades.

 

Comuniquem-se como com qualquer outro colega de trabalho

Você acha que porque vocês são um casal não precisam formalizar os diálogos profissionais? Claro que sim! Esse é um ponto fundamental para conciliar trabalho com a vida pessoal. As reuniões devem ser organizadas na empresa. Antes de tomar uma decisão, você devem conversar, como fariam com qualquer outro colega.

 

conciliar trabalho com a vida pessoal

 

Confiando no seu cônjuge

Essa é a base para o trabalho em casal ser bem sucedido. Mas é também a base para uma vida familiar harmoniosa. Além de confiar na capacidade do outro em realizar tarefas, é importante reconhecer a competência da outra pessoa. “E também é importante convencer-se de que as diferenças não são barreiras a serem quebradas, mas sim o que os completam”, diz Michèle.

 

Evite gestos íntimos no local de trabalho

Uma vez no local de trabalho, seja ele a sua empresa ou outra empresa onde vocês trabalham como empregados, vocês devem se comportar como parceiros, não como um casal. Por isso, é essencial evitar gestos de carinho. Assim vocês estabelecem uma distância profissional essencial nesse caso, diz Yvonne Bonissol-Poncet. Dominando esse fator, vocês estarão em um bom caminho para conciliar trabalho com a vida pessoal.

 

O casal sempre acima de tudo

Uma empresa conjunta é construída à partir do próprio casal. Além de querer crescer até o topo, precisamos construir uma base sólida. O mesmo acontece quando ambos são funcionários de uma mesma empresa. Portanto, você deve sempre colocar o casal em primeiro lugar, tanto para salvá-lo como para protegê-lo. Para conciliar trabalho com a vida pessoal e trabalhar confortavelmente juntos, primeiro vocês devem aprender a viver com família!

 

 

 Clique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

O trabalho agrega valor ao homem?

5 Dicas para conseguir conciliar trabalho e estudos

Para empresárias, reuniões de trabalho podem ser feitas durante corrida

15 Dicas para um casal enriquecer juntos

Saiba mais sobre a relação entre a vida profissional e aposentadoria

Conheça 9 dicas para entrevista de emprego e saiba como se comportar nos momentos decisivos na vida profissional

Querendo mudar de emprego? Aprenda como saber quando é hora de mudar de emprego e confira algumas dicas para fazer isso direito