Especialidades

Entenda em quais casos de tratamento é indicada a cirurgia de sopro no coração

Por Redação Doutíssima 22/04/2014

O sopro cardíaco é um som que pode ser escutado quando há interferência no fluxo sanguíneo, geralmente por problemas nas válvulas cardíacas. A cirurgia de sopro no coração pode ser indicada se o indivíduo apresentar sintomas como cansaço fácil, pele e unhas constantemente arroxeadas ou azuladas, inchaço no corpo, dores no peito, desmaios e infecções frequentes.

O coração é constituído por duas estruturas separadas por um septo, uma do lado direito e outra do lado esquerdo, cuja função é bombear o sangue. Pela estrutura do lado direito circula o sangue venoso e pela do lado esquerdo, o sangue arterial. Em cada lado, existem duas câmaras independentes, mas que se comunicam: o átrio o ventrículo. O sangue venoso chega pelas veias cavas superior e inferior e é drenado para dentro do átrio direito, de onde passa para o ventrículo direito para ser bombeado para os pulmões, onde ocorre a troca gasosa.

cirurgia de sopro no coração

Cirurgia de sopro no coração depende da avaliação das repercussões do defeito do coração. Foto: Shutterstock

Uma vez oxigenado, o sangue volta para o coração através das artérias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo. Depois, ele passa para o ventrículo esquerdo e é impulsionado na direção da aorta para ser distribuído por todo o corpo.

As passagens do sangue de uma câmara para outra e das câmaras para as artérias e veias são fechadas por válvulas. Essas válvulas deixam o sangue passar, mas em seguida se fecham para impedir que ele reflua.

O abrir e fechar das válvulas provoca o ruído característico do batimento cardíaco. Quando o som produzido pelas batidas do coração não é rigorosamente eufônico, pode indicar a existência de um sopro cardíaco.

Cirurgia de sopro no coração

Indica-se o procedimento principalmente nos casos de crianças portadoras de cardiopatias congênitas ou de nascença. Em geral, a cirurgia de sopro no coração depende dos resultados de uma avaliação das repercussões do defeito do coração nas tarefas cotidianas da criança.

A cirurgia de sopro no coração normalmente é indicada quando o paciente apresenta alguma das seguintes condições:

Comunicação intraventricular: as crianças geralmente são operadas assim que atingem 3 a 5 anos, com ótimos resultados;

Comunicação interatrial: como não costuma trazer problemas na infância, normalmente essa anomalia só é descoberta na fase adulta, em exames de rotina. As de grande porte necessitam de cirurgia ou implantes guiados por cateterismo cardíaco, já que podem trazer prejuízos para o funcionamento do coração;

Persistência do canal atrial: esse tipo de anomalia é percebido logo no nascimento. O canal pode se fechar sozinho com medicamentos ou pode necessitar de cirurgia;

Tetralogia de Fallot: é a anomalia mais complexa do coração, causada pela associação de diversos problemas. A criança cansa com muita facilidade, fica roxa e só encontra alívio com a posição agachada. O tratamento requer uma ou mais cirurgias e o resultado depende da gravidade dos defeitos e da idade da criança.

Tipos de sopros

Vale lembrar que os sopros patológicos podem ser congênitos ou adquiridos e são provocados, por exemplo, por alterações nas valvas (pequenos orifícios no septo que separa o lado direito do lado esquerdo do coração).

Nas crianças, além das lesões nas válvulas, também pode ocorrer por um defeito no septo que separa os ventrículos. Já nos adultos, os sopros ocorrem por defeitos nas válvulas, sejam estenoses ou insuficiências.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Poluição do ar favorece ataques cardíacos

Riscos cardíacos analisados ​​através dos cabelos

Relógio da apple será capaz de prever ataque cardíaco

Alerta: 4 Coisas que você sente antes de um ataque cardíaco (infarto)

Alto risco! Infarto em jovens e pessoas com menos de 40 anos são mais perigosos

Coração artificial: uma alternativa à longa espera

Mantenha seu coração em forma