Clínica Geral

Dor no corpo: saiba com quais tipos você deve se preocupar

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

Dor no corpo é um sinal de que algo não está bem. O organismo alerta, através do sistema nervoso, que sua saúde pode estar comprometida.

 

Segundo o National Institute of Neurological Disorders and Stroke, dos Estados Unidos, dor no corpo indica que há a necessidade de algum medicamento ou de uma visita ao médico. No seu pior, ela incomoda tanto que interfere no trabalho, prejudica o bem-estar e tem um impacto negativo na qualidade de vida.

dor no corpo

As dores no corpo podem afetar o dia a dia e a qualidade de vida das pessoas. Foto: iStock, Getty Images

Apesar de se ter um conceito e a maioria da população saber o que é sentir dor, ela varia de pessoa para pessoa – mesmo em casos de doenças e machucados similares. Em algumas ocasiões, a sensação é tão debilitante que causa muito sofrimento físico e compromete a saúde emocional.

Dor no corpo: crônica ou aguda?

A medicina divide a dor no corpo ou em qualquer parte do organismo em dois tipos, aguda e crônica.

Dor aguda costuma vir de uma doença, machucado ou inflamação. Ela aparece de uma hora para a outra e causa ansiedade e estresse emocional. Quando muito intensa é limitadora, mas geralmente vai embora assim que a causa é tratada.

Já a dor crônica tem sua progressão comparada ao diabetes, chega devagar e vai piorando com o tempo se não é tratada. A natureza desse tipo de desconforto é persistir e apresentar dificuldade de tratamento ou melhora.

Dor no corpo: saiba quais você não deve ignorar

Algumas dores são mais preocupantes que outras porque podem indicar problemas que colocam a saúde em risco. Ao menor sinal de qualquer uma dessas, visite um médico.

1. Dor de cabeça muito forte e/ou persistente

dor no corpo

Por ser sinal de hemorragia ou tumor no cérebro, a dor de cabeça intensa merece atenção. Foto: Shutterstock

Pode ser apenas uma dor de cabeça, mas também há chances de que seja uma hemorragia, coágulo, aneurisma ou tumor no cérebro.

2. Dor no peito

dor no corpo

As dores no peito podem significar problemas que tenham relação com a saúde do coração. Foto: Shutterstock

Essa dor no corpo pode ser um sinal de pneumonia, ataque cardíaco ou outros problemas envolvendo o coração. Se for problema cardiovascular, a dor costuma se assemelhar a uma pressão muito forte que pode atingir todo o peito, pescoço e ombro esquerdo.

3. Dor abdominal muito forte

dor no corpo

Apendicite e obstrução intestinal podem ser as causas de dores abdominais muito fortes. Foto: Shutterstock

Se você nunca teve que retirar o apêndice, pode ser uma apendicite. Problemas da vesícula, no pâncreas, úlceras e obstrução intestinal também são capazes de causar muito desconforto na região.

4. Dor intensa na perna, principalmente na panturrilha ou canela

dor no corpo

Inchaço e dor na panturrilha merecem atenção, já que podem significar coágulos nas veias. Foto: Shutterstock

A trombose venosa profunda, segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, é a formação de coágulos nas veias que levam o sangue de volta para o coração. Os coágulos podem acontecer nas veias das pernas, causando inchaço e dor no local.

5. Formigamento, queimação ou dormência nas pernas

dor no corpo

Formigamento nas pernas pode ser sinal de má circulação no local ou problema nos nervos. Foto: Shutterstock

Esses tipos de dor no corpo são indicação de má circulação, provavelmente causada pelo diabetes. Em alguns casos, esse desconforto também está relacionado a danos nos nervos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!