Gestante

Barriga dura na gravidez: entenda suas causas, diagnostico e tratamento

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

A barriga dura na gravidez que acontece devido ás contrações do útero provocadas durante a gestão, é algo considerado normal. Normalmente, a barriga dura na gravidez, acontece no início da gestação e não provoca dor.
As contrações do útero que causam a barriga dura na gravidez tem como características:

barriga dura na gravidez

-O surgimento entre as 25 primeiras semanas da gestação
-A ausência de dor
-Desaparecimento após o descanso da gestante
-A barriga dura na gravidez acontece várias vezes durante o dia, mas no máximo 2 vezes a cada hora
-Duração de 1 minuto sem aumento de intensidade
-As contrações só atingem uma parte da barriga

O que é a barriga dura na gravidez

 

O que causa  a barriga dura na gravidez são as contrações.O que acontece é que o corpo da grávida começa a se preparar para o parto a partir das 25 semanas, mas pode acontecer mais cedo. Essas contrações levam o nome de contrações de treinamento ou de Braxton Hicks.

As contrações que causam a barriga dura na gravidez podem acontecer várias vezes durante o dia, elas acontecem sem dor. Quando identificada a ocorrência da contração de treinamento a gestante deve procurar uma posição mais confortável e respirar lentamente, para que ocorra o relaxamento do corpos. Caso estas contrações aconteçam em intervalos de tempo muito pequenos, e acompanhada de dor, um médico deve ser consultado. Em alguns casos, principalmente, quando a grávida começa a sentir muito no início da gravidez estas contrações o médico receita magnésio para diminuir as contrações e recomenda algum descanso.

É importante que a gestante saiba identificar as contrações de treinamento que causam a barriga dura na gravidez e as contrações de verdade.

 barriga dura na gravidezQuando as contrações começam a ficar mais intensas, mais regulares, e atingem a zona da barriga e das costas e não acalmam com descanso, comece a cronometrar o intervalo entre elas. Caso as contrações durarem cerca de 60 segundos cada uma e acontecerem a um intervalo de cinco em cinco minutos, a gestante deve ser levada ao hospital. Atenção se tiver com menos de 37 semanas de gestação e sentir este tipo de contrações deve ir o mais rápido possível ao hospital, não deve esperar que o intervalo seja de 5 minutos, pois pode ser sinal de trabalho de parto.

Em ambos os casos é importante procurar um médico. No caso da barriga dura na gravidez o médico pode indicar suplementos que aliviem os sintomas e impeçam que o bebê possa nascer antes da hora.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Gravidez semana a semana: quadragésima semana de gestação

Cuidado futuras mamães: 4 chás herbais que causam contrações no útero para você evitar

Alimentos importantes para as grávidas

Grávidas: Como planejar a hora do parto

Como engravidar de menina

Como engravidar de menino

10 dicas para engravidar rápido