Filhos

Como evitar as doenças infantis mais comuns: é sempre melhor previnir do que remediar

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

doenças infantis mais comunsPor serem mais frágeis e com o sistema imune ainda sendo formado, as crianças são mais vulneráveis às infecções. Além disso, os sintomas e mesmo as sequelas podem ser mais graves do que em adultos.

A vacinação tem um papel muito importante na prevenção das doenças infantis mais comuns, portanto, deve sempre estar em dia. Pois, só assim será possível evitar as doenças que podem ser fatais nas crianças, como as que envolvem o sistema respiratório.

 

Doenças infantis mais comuns e como evitá-las

 

Gripes e resfriados

Os resfriados aparecem geralmente no inverno e estão entre doenças infantis mais comuns que podem ser evitadas se forem tomadas algumas precauções. Se alguém da casa estiver resfriado, recomenda-se usar máscaras descartáveis. Essas máscaras devem ser jogadas fora depois de algumas horas de uso. Não deixe que as pessoas que estejam saudáveis utilizem o mesmo utensílio doméstico (como copos, garfos, colheres, entre outros) que alguém doente, antes de serem lavados. Todas essas dicas são eficientes para evitar a transmissão dos vírus pela saliva. Para as outras formas de contaminação como a tosse e o espirro, colocar a mão na boca antes de tossir ou espirrar e lavar bem as mãos podem ser o suficiente.

 

 

Contágio de doenças

Evite levar crianças menores de 4 meses de idade a lugares com aglomeração de pessoas. Os bebês ainda não estão com o sistema imune preparado, portanto uma bactéria ou vírus que não causam muitos problemas para um adulto saudável pode ser muito agressivo para a criança. Quando o seu filho estiver doente, deixe-o descansando em casa. Assim ele poderá se recuperar e também evitará transmitir a doença para outras crianças.

 

 

doenças infantis mais comunsProblemas respiratórios

Para evitar os problemas respiratórios, umas das doenças infantis mais comuns, deixe a sua casa sempre bem arejada em qualquer época do ano. Lave ou limpe com frequência os bichos de pelúcia, tapetes, cortinas almofadas, colchão e outros móveis. Eles devem estar sempre livres de poeira, pois é nela que os ácaros se escondem. Um aspirador de pó pode ser usado para reduzir a poeira que fica acumulada em colchões e sofás, mas esse não é o melhor método. Se as crianças ou mesmo os adultos tiverem problemas respiratórios (como por exemplo a asma), você pode optar por comprar acaricida e borrifar nos lugares mais propensos a acumular poeira.

 

 

Vacinação

As doenças infantis mais comuns como tuberculose (vacina BCG), hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, caxumba, rubéola, febre amarela e poliomelite, além de outras como Haemophilus influenzae tipo B, pneumocócica e meningocócica, possuem vacinação no sistema público e são essenciais. Se houver necessidade, o médico pode indicar algumas vacinas contra outras doenças como hepatite A, catapora e a vacina hexavalente, que só existem na rede particular.

 

 

Entenda melhor as doenças infantis mais comuns e conheça os cuidados:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

 

Saiba mais:

Ajude a turbinar a imunidade das crianças

Cães terapeutas ajudam na recuperação de crianças

Cuidado! Não ir ao pediatra com frequência dobra as chances de a criança adoecer

Obesidade infantil: dicas de exercícios para movimentar as crianças

Alergia em crianças: tudo o que você precisa saber para cuidar melhor do seu filho em caso de alergia

10 Coisas que você precisa saber sobre a alimentação infantil

10 Mitos e verdades sobre a alimentação infantil