Clínica Geral

Conheça os tipos de púrpura: doença autoimune que provoca manchas na pele

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

Púrpura é um conjunto de doenças autoimunes que se caracteriza pelo aparecimento de manchas com típica coloração avermelhada ou violeta na pele e nas mucosas do corpo.

De tamanhos variados, os diferentes tipos de púrpura são originadas quando o sangue que circula nos vasos sanguíneos mais finos atravessa as paredes das células, acumulando-se nos tecidos vizinhos e formando, ainda, aglomerações de sangue que se podem localizar em vários tecidos do organismo. Quando pequenas, estas manchas são indolores. Já quando maiores, podem ser dolorosas e incômodas.

Uma das causas mais frequentes para o surgimento de púrpuras é a ruptura de pequeníssimos vasos do sistema circulatório, chamados de capilares, por onde flui o sangue. Essa ruptura é geralmente ocasionada por traumatismo na pele ou nas mucosas.

Em mulheres e crianças, é comum o aparecimento de púrpura nas pernas e coxas, com traumatismo mínimo ou mesmo sem traumatismo, atingindo um tamanho de até cinco centímetros de diâmetro em pessoas normais. A doença também pode surgir quando o traumatismo é ocasionado por uma injeção intramuscular ou quando aplicada durante a coleta de sangue para exames.

tipos de púrpura

Uma das causas é a ruptura de pequenos vasos do sistema circulatório. Foto: Shutterstock

Tipos de púrpura

A doença pode se manifestar em três tipos de púrpura: púrpura trombocitopênica idiopática, púrpura reumatoide e púrpura comum. Saiba mais sobre elas:

Púrpura trombocitopênica idiopática: é uma doença autoimune que destrói as plaquetas, células produzidas na medula óssea e ligadas ao processo de coagulação inicial do sangue. Os sintomas surgem quando a queda do número de plaquetas compromete o processo de coagulação do sangue a ponto de provocar sangramentos. Também podem ocorrer sangramentos nasais, nas gengivas, gastrintestinais e no trato urinário.

Púrpura reumatoide: caracteriza-se por uma inflamação dos capilares sanguíneos, provocada por uma reação alérgica. Costuma ter um início súbito, com febre, mal-estar e púrpuras. As manchas cutâneas podem ser petéquias ou extensas equimoses e localizam-se, sobretudo, no tronco, nádegas e nos membros inferiores.

Outras manifestações que podem ocorrer são as hemorragias intestinais, hemorragias articulares – que provocam dor e inflamação (especialmente nos joelhos e tornozelos) – e hemorragias urinárias.

O prognóstico da doença é positivo, visto que, na maioria dos casos, as manifestações consistem no aparecimento de pontos avermelhados que desaparecem espontaneamente ao fim de alguns meses.

Púrpura comum: é a mais frequente e, normalmente, afeta as mulheres com mais de 40 anos. Nelas, as hemorragias são provocadas por um extremo adelgaçamento dos tecidos, os quais suportam os pequenos vasos capilares do tecido subcutâneo e se tornam mais frágeis.

A doença é caracterizada pelo aparecimento de típicas manchas violetas, por vezes extensas e persistentes, localizadas nos músculos, antebraços e costas das mãos. Normalmente, estas hemorragias, responsáveis pelo aparecimento das manchas, não provocam grandes problemas, a não ser de índole estética.

Formas das manchas

As manchas cutâneas podem adotar diversas formas e tamanhos. Entre elas, as petéquias (pontiagudas, do tamanho de uma cabeça de alfinete ou até menores), as víbices (dilatadas e com o formato de estrias) e as equimoses (extensas e semelhantes às que surgem em decorrência de traumatismos na pele). Fique atento ao surgimento dos sintomas e procure ajuda médica sempre que necessário.

https://www.youtube.com/watch?v=D3oZ20yrlPY 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Manchas escuras nas pernas: causas e tratamento

Saiba quais são os tipos de manchas de pele como se livrar delas

Fluorose: O terror das manchas “brancas”

Melasma: entenda as causas e tratamentos para manchas no rosto

Tratamento: como remover manchas da pele

3 dicas imperdíveis para sumir com as manchas nas axilas e virilha

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino