Dica do Nutricionista > Qualidade de vida

Maçã é fonte da juventude! Conheça as propriedades da maçã para a saúde

Por Redação Doutíssima 23/04/2014

propriedades da maçã

 

As frutas são alimentos essencias para a alimentação de qualquer pessoa. Além de fornecerem vitaminas e nutrientes essenciais ao nosso organismo, algumas ainda conseguem nos deixar com aquela sensação de saciedade, impedindo que comamos em excesso. Hoje nós vamos falar sobre as propriedades da maçã, uma das frutas mais consumidas no mundo.

Quem gosta desta fruta vermelha e saborosa às vezes nem imagina a quantidade de benefícios que ela oferece ao nosso organismo. Rica em fibras, antioxidante e eficaz na prevenção de doenças…  Todas essas características fazem da maçã uma das frutas mais recomendadas para o consumo diário.

 

Saiba mais sobre as propriedades da maçã para a saúde:

 

Valor nutritivo

Rica em vitaminas B1, B2, ferro, fósforo, magnésio, cobre, zinco e peticina. Para aproveitar melhor as propriedades da maçã, o ideal é consumí-la com a casca, pois é nela que está localizada a maior concentração de seus nutrientes.

 

Ajuda a emagrecer

Provavelmente você já tenha ouvido falar que comer maçã ajuda a perder peso. De fato, a fruta contribui com o processo de emagrecimento, pois além de possuir baixa quantidade de sal, ela ainda apresenta grande quantidade de potássio que é ajuda a diminuir a retenção de líquidos, que é tão temida pelas mulheres.
Para quem quer comer menos durante o dia, comer uma maçã entre as refeições é uma boa ideia, pois ela proporciona sensação de saciedade e ajuda a segurar a fome por mais tempo.

 

Controla a prisão de vetre

Mais uma das propriedades da maçã é que ela é rica em fibras, isso explica o porquê da sua eficácia no combate à prisão de vente. Entretanto, a fruta também exerce ação contrária, ajudando a conter diarréias devido ao seu poder de absorção de água.

 

 

propriedades da maçã

 

 

Faz bem ao coração

A grande quantidade de potássio presente na fruta contribui para o bom funcionamento das células. Além disso, uma das propriedades da maçã é que ela contém fitonutrientes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardiovasculares como a arteriosclerose e também melhora da circulação sanguínea.

 

Retarda o envelhecimento

Fonte da juventude?
Sim, uma das propriedades da maçã é retardar o envelhecimento da pele, pois ela é rica em flavonoides que exercem ação oxidante, permitindo que o organismo se livre dos radicais livres que são responsáveis pela destruição do ADN.

 

Diminui o colesterol

Um estudo realizado pela Universidade de Ohio nos Estados Unidos mostrou que o consumo de uma maçã por dia ajuda a diminuir significativamente o mau colesterol em um mês, graças à peticina, uma fibra que ajuda auxilia no controle do nível de colesterol no sangue.
Todos os benefícios reunidos em uma só fruta reforçam ainda mais aquele velho e famoso ditado inglês “An apple a day keeps the doctor away”, que em português quer dizer basicamente que o consumo diário de uma maçã pode evitar que fiquemos doentes econsequentemente diminuir o nosso número de idas ao médico.

E aí, que tal aumentar o seu estoque de frutas começando pelas maçãs?

 

Assista ao vídeo a seguir e saiba mais sobre as propriedades da maçã:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

7 Dicas para consumir mais fibras

Conheça 7 frutas que emagrecem

Alimentação saúdavel: Dicas rápidas

5 Maneiras de consumir 5 porções de frutas e hortaliças por dia

FRUTAS PARA EMAGRECER : Conheça as 7 frutas mais diuréticas – Fortissima

15 vitaminas e minerais vitais para a sua saúde

A importância das frutas no seu dia a dia